29 de maio de 2020 - 01:21

Cidades

17/04/2020 11:06 FolhaMax

"Novo hospital" será entregue fim do mês

Os trabalhos de readequação predial na estrutura antiga do Hospital Metropolitano em Várzea Grande chegaram na sua fase final.  Com 98% das obras concluídas, o Governo de Mato Grosso entregará, até o final do mês de abril, mais uma unidade totalmente reformada e modernizada, que possibilitará melhores condições aos profissionais e atendimentos à população que depende do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Com a reforma, foram recuperados os espaços internos da recepção, setor administrativo, pronto-atendimento, ambulatório, centro cirúrgico, Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Os trabalhos de recuperação do hospital fazem parte do Programa de Modernização da Infraestrutura hospitais e unidades especializadas que estão sob a gestão do Estado. 

O secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, acompanha o intenso trabalho das equipes de profissionais da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) e visita constantemente as obras para vistoriar o local.

“Esse é um investimento que beneficiará de forma definitiva a população mato-grossense. Mato Grosso ganha 180 novos leitos clínicos e 30 leitos de UTI, que neste momento serão destinados especificamente ao atendimento de pacientes com a Covid-19 e que complementarão substancialmente a nossa rede de assistência hospitalar”, disse o secretário.

 

Em janeiro, a SES-MT entregou parte da obra realizada no Hospital Metropolitano, o que possibilitou o retorno da realização das cirurgias bariátricas – recentemente paralisadas, juntamente às outras cirurgias eletivas, em razão da pandemia do coronavírus. Durante o período de obras, o hospital manteve atendimentos ambulatoriais.

Agora, com a finalização do restante dos trabalhos de readequação e com a ampliação de leitos, a unidade poderá ofertar os atendimentos em sua total capacidade e será referenciado para o atendimento de pacientes com a Covid-19.

A superintendente de obras da SES-MT, Mayara Galvão, disse que a obra começou no final de 2019, e os setores foram entregues por fases.

“Essas adequações começaram em outubro de 2019. Contudo, por se tratar de um hospital, setores foram ficando prontos e entregues para uso da população antes dessa data. Um exemplo foi o Pronto Atendimento, entregue em dezembro de 2019, Centro Cirúrgico e UTI, em novembro 2019, enfermarias Bloco A entregues em janeiro 2020, ambulatórios e salas de exames entregues em fevereiro, enfermaria F entregue em março de 2020”, explicou a servidora.

As obras foram realizadas conforme normas vigentes do Ministério da Saúde e apontamentos de inspeções realizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a fim de habilitar o hospital como referência na realização de cirurgia bariátrica.

Construção de mais 210 leitos

Para o tratamento de pacientes diagnosticados com Covid-19, a SES-MT iniciou, no dia 23 de março, as obras para a construção de mais 210 leitos no Hospital Metropolitano. A unidade será a referência estadual para atendimento dos casos graves da doença.

O Governo trabalha para construir novos leitos em menor tempo possível. Por isso, os profissionais da secretária trabalham em ritmo acelerado. A expectativa é que a conclusão da construção dos novos leitos seja finalizada no final do mês de abril. O modelo do projeto prevê a montagem das paredes com painel isotérmico, mesmo sistema usado na China; um modelo eficiente e de fácil implantação, que otimiza o tempo de obra e possibilita sua finalização em menor tempo.

Após a pandemia, a estrutura construída ficará definitiva para o Hospital Metropolitano. Com isso, a unidade terá um total 280 leitos – já que atualmente o local conta com outros 60 leitos clínicos e 10 leitos de UTI – e continuará atendendo as especialidades contempladas antes da pandemia por coronavírus. 

O Hospital Metropolitano é credenciado pelo Ministério da Saúde para prestação dos serviços de atendimento à pessoa com obesidade e atende os 141 municípios de Mato Grosso. A unidade fica localizada na rua Dom Orlando Chaves, S/N – Bairro Cristo Rei, em Várzea Grande.


Telefone para contato

(65) 3358-5258

© copyright 2018 Todos os direitos reservados.