25 de abril de 2024 - 22:32

Cidades

24/03/2021 15:52

Cuiabá suspende vacinação por causa de fakenews em redes sociais

População Prejudicada

A Prefeitura Municipal de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) decidiu paralisar nesta quarta-feira (24) a imunização da covid-19, por conta de uma imagem que circulou nas redes sociais com calendário falso sobre a vacinação.

Por conta da circulação da mensagem, o Centro de Eventos do Pantanal lotou de pessoas querendo se imunizar mesmo sem o agendamento prévio como prevê o Ministério da Saúde. De acordo com uma nota da SMS, a coordenação da campanha Vacina Cuiabá foi obrigada a fechar os portões por volta das 12h30 para evitar mais aglomerações e permitir o trabalho dos técnicos que ali estão.

Ainda na nota consta que o exorbitante número de acessos ao site da campanha Vacina Cuiabá ontem, mais de 50 mil em um período de 5 minutos, gerou instabilidade e queda no sistema. A Secretaria Municipal de Saúde reitera que este problema foi uma excepcionalidade, reforçada por uma falsa notícia.

campanha de vacinação começou dia 20 de janeiro com grande sucesso, já tendo vacinado mais de 50 mil pessoas. Atualmente, a vacinação contempla idosos na faixa etária de 75 anos a 79 anos.

Confira abaixo a nota na íntegra da SMS:

“A Secretaria Municipal de Saúde – SMS informa:

-Devido ao grande número de pessoas que estiveram no período matutino no Centro de Eventos, a coordenação da campanha Vacina Cuiabá foi obrigada a fechar os portões por volta das 12h30 para evitar mais aglomerações e permitir o trabalho dos técnicos que ali estão;

-A veiculação de uma Fake News quanto a um suposto cronograma de imunização que imunizaria o público de até 18 anos contribuiu para que pessoas de faixas etárias que ainda não estão contempladas tenham entrado no sistema para fazer o agendamento. Pessoas de outras cidades e até mesmo de outros estados realizaram o agendamento;

-O exorbitante número de acessos ao site da campanha Vacina Cuiabá ontem, mais de 50 mil em um período de 5 minutos, gerou instabilidade e queda no sistema. Diante disto, alguns agendamentos que haviam sido feitos foram perdidos no sistema, mas muitas pessoas conseguiram realizar o print do agendamento e compareceram ao Centro de Eventos;

-Para corrigir este problema, só serão atendidas nesta quarta-feira as pessoas que já se encontram no Centro de Eventos. Em um período de 4 horas, foram vacinadas mis de 700 pessoas e ainda há cerca de 400 para serem vacinadas.

-As pessoas que agendaram para esta quarta-feira (23) e que não conseguiram entrar no Centro de Eventos devem aguardar informações dos canais oficiais da Prefeitura;

-A Secretaria Municipal de Saúde reitera que este problema foi uma excepcionalidade, reforçada por uma falsa notícia;

-A campanha de vacinação começou dia 20 de janeiro com grande sucesso, já tendo vacinado mais de 50 mil pessoas. Atualmente, a vacinação contempla idosos na faixa etária de 75 anos a 79 anos.

– A SMS lamenta os transtornos e trabalha de forma célere para garantir o atendimento, sempre pautados pelo zelo e cumprimento às medidas de biossegurança.”


Telefone para contato

(65) 3358-5258

© copyright 2018 Todos os direitos reservados.