16 de junho de 2019 - 06:28

Economia

29/05/2019 15:23

Moradoras do CPA aprendem a fazer salgados tradicionais no projeto Qualifica 300

A edição é voltada para as mulheres, as capacitando para o mercado de trabalho

CAROLINA MIRANDA 

 

Um pouco de trigo na bancada e no cilindro para dar um toque especial na massa. Sem pressa e muita atenção para não enrolar na máquina, aos poucos os ingredientes utilizados para a produção de pastéis vão ganhando forma. E para obter uma massa fina e um salgado de qualidade, o professor José Carlos dá importantes dicas à alunas do curso do Projeto Qualifica 300 - Edição Mulher, que está sendo realizado na unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do bairro CPA.

De um lado, o trabalho de cilindrar a massa para deixar o conteúdo uniforme. Do outro, a montagem com os recheios, sendo os escolhidos por elas, pastéis de carne, frango e pizza.

O curso, que ainda está no início, já começou a render boas notícias. Parcerias de trabalho por meio de sociedade já estão sendo pensadas como forma de empreender e prosperar no ramo alimentício. “Para aprender não tem idade, basta muita disposição e força de vontade. Tenho certeza que iremos ganhar muito dinheiro. Estamos com muitas expectativas. Pela primeira vez que estamos tendo esse olhar da Prefeitura de Cuiabá para nós da melhor idade. Não sabia nada de salgados. Estou aprendendo muitas coisas novas”, comentou Delesia Queiroz, 65 anos.

Com 73 anos, apenas na idade, pois na disposição tem no máximo 30. Assim comentou dona Adélia dos Santos. “Aproveitamos para fazer um convite para nossa madrinha Márcia Pinheiro experimentar os nossos salgados. Os nossos parabéns pela boa iniciativa”, reforçou.

No Cras do CPA está sendo ministrado curso de salgados tradicionais. “O salgado é bem aceito em qualquer lugar. O segredo é muita paciência. A técnica é cilindrar bem a massa e colocar um pouco de álcool para ter um pastel bem crocante. Vale a pena investir o tempo, pois o retorno é garantido”, assegurou José Carlos.

A coordenadora da Unidade, Márcia Auxiliadora Sant'Ana Camargo comentou que espera que as participantes aproveitem bastante as dicas e que já comecem a colocar em prática.  “Que vocês já iniciem esse trabalho. Comecem pela família. Se vai ter um aniversário, por exemplo, já se ofereçam para fazer os salgados da festa, pois dessa maneira vocês já vão se aperfeiçoando e consequentemente vão ganhando espaço no mercado”, explicou.

Ao longo deste ano, estão sendo ofertados cursos nas mais diversas áreas nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), tendo como principal objetivo profissionalizar a comunidade, nesse caso do projeto Qualifica 300, a edição é voltada para as mulheres, capacitando-as para o mercado de trabalho. 

O curso faz parte do Programa Qualifica 300 - Edição Mulher, idealizado pela primeira-dama Márcia Pinheiro e coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (Smasdh), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).


Telefone para contato

(65) 3358-5258

© copyright 2018 Todos os direitos reservados.