18 de abril de 2024 - 05:45

Educação

12/06/2018 10:22

Educação promove capacitação sobre estudos para Base Nacional Comum Curricular

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer promoveu na tarde de sexta-feira, dia 9, no Anexo da Educação, capacitação com coordenadores e diretores das unidades de ensino, sobre estudos para a elaboração da proposta da Base Nacional Comum Curricular.

O evento contou com a participação da diretora do Instituto Inspirare , Anna Penido, que proferiu palestra sobre as competências gerais que orientam a Base Nacional Curricular. Sobre o tema também foi apresentado  10 competências gerais que devem ser desenvolvidas de forma integrada aos componentes curriculares, ao longo de toda a educação básica. As competências foram definidas pela Base Nacional a partir dos direitos éticos, estéticos e políticos assegurados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores essenciais para a vida no século 21.

No documento Base, as competências gerais se baseiam em: 1- Conhecimento, para valorizar e utilizar esse conhecimento sobre o mundo físico, social, cultural e digital; 2- Pensamento Científico, Crítico e Criativo para exercitar a curiosidade intelectual; 3- Repertório Cultural, para valorizar as diversas manifestações artísticas; 4- Comunicação, utilizando as diferentes linguagens; 5- Cultura Digital, para compreender e utilizar as diversas tecnologias; 6- Trabalho e Projeto de Vida, para valorizar e apropriar de conhecimento e experiências; 7- Argumentação, para defender com base em fatos, informações confiáveis; 8- Autoconhecimento e autocuidado, para compreender a diversidade humana; 9- Empatia e Cooperação; e 10- Responsabilidade e Cidadania.

Segundo a palestrante, as competências gerais da Base quando implementadas nas escolas têm o propósito de contribuir para a construção de uma sociedade mais ética, responsável, inclusiva, sustentável e solidária, que respeite e promova a diversidade e os direitos humanos, sem preconceitos de qualquer natureza.

Para o secretário Silvio Fidelis, a capacitação é uma forma de valorizar a equipe da Educação municipal e elevar o nível dos estudos e debates sobre a elaboração da Base Nacional Comum Curricular em Várzea Grande.

De acordo com Fidelis, a Base tem caráter normativo, define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. “A Base Nacional Curricular tem a missão de definir com mais clareza o que cada aluno tem o direito de aprender e desenvolver ao longo da sua trajetória escolar. Essas definições vão orientar melhor o trabalho de escolas e educadores, bem como as expectativas de estudantes e familiares. Ao cumprir essa função, a Base vai contribuir de forma significativa para garantir mais qualidade e equidade à educação brasileira. Para tanto, é importante definirmos que ser humano queremos formar e construirmos uma proposta formativa que faça sentido para os próprios estudantes e para o nosso país. Isso significa que as áreas do conhecimento e os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento devem estar articulados em torno de uma formação mais integral e conectados com os desafios da sociedade atual” afirmou.


Telefone para contato

(65) 3358-5258

© copyright 2018 Todos os direitos reservados.