16 de abril de 2021 - 22:59

Saúde

06/04/2021 11:33

MT quer vacinar todos os servidores da Segurança em até 45 dias

O governo de Mato Grosso anunciou nesta segunda-feira (5) que os profissionais de segurança pública entrarão no grupo prioritário de vacinação. A estimativa é que 100% dos profissionais que atuam na linha de frente estejam vacinados em até 45 dias.

O governador Mauro Mendes (DEM) afirmou que recebeu aval para destinar 5% dos novos lotes de vacinas para os profissionais de segurança. A princípio, serão destinadas 3.200 doses que fazem parte de uma reserva técnica que o Estado dispõe.

“Estamos fazendo a exemplo do que foi feito em Mato Grosso do Sul: primeiro uma checagem com o DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena), que cuida da saúde indígena para ver como está a vacinação lá. Uma parte já terminou e sobrou doses que voltaram para a Secretaria [de Saúde]. Além disso, tinha uma reserva técnica, que é um normativo do Ministério da Saúde, e vamos ter essas doses para somar às oitocentas e poucas doses que vieram”, disse.

Alexandre Bustamante, secretário estadual de Segurança Pública, garantiu que todos os profissionais, nos 141 municípios, serão vacinados. A imunização dos profissionais será por idade e deve ser iniciada nesta terça-feira (6).

“Estamos há muito tempo trabalhando nisso. A Secretaria de Segurança fez uma manifestação junto ao Ministério de Justiça, os governadores também fizeram uma reivindicação para dar prioridade aos profissionais de segurança. Na semana passada saiu uma nota técnica do Ministério da Saúde, dando essa atenção, e o governador avança mais ainda, dando 5% de todas as primeiras doses que chegarem ao estado para os profissionais de segurança”, afirmou.

O governo já articula junto com a Prefeitura de Cuiabá para montar um posto de vacinação específico para as forças de segurança. O local ainda não foi definido, mas tudo indica que será na Diretoria de Saúde da Polícia Militar, atrás do Detran.

LARGANDO NA FRENTE - A cidade de Sorriso (420 km de Cuiabá) saiu na frente na imunização dos profissionais de Segurança Pública e imunizou 88 homens e mulheres que atuam na linha de frente da segurança no município.

A iniciativa do prefeito Ari Lafin (PSDB) aconteceu no sábado (3), logo após o Ministério da Saúde emitir a Nota Técnica 297/2021, autorizando policiais e bombeiros a se vacinarem.

Os profissionais que não se vacinaram neste final de semana, irão se vacinar no próximo, dando continuidade ao plano municipal de imunização. 

“Desde o início entendíamos que bombeiros, policiais e agentes de trânsito deveriam ser imunizados. Sabemos que eles atuam diretamente no atendimento a pacientes, entram em hospitais, atuam no combate às festas clandestinas, mas dependíamos da autorização do governo federal”, disse Luís Fábio Marchioro, gestor da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Sorriso (Semsas).


Telefone para contato

(65) 3358-5258

© copyright 2018 Todos os direitos reservados.