As duas saltadoras do Azul e Preto começam a competir já neste domingo (24) no Complexo do Maracanãzinho
Débora Ciocler vai competir no trampolim de 3m e plataforma, com índice e do Grupo A (17 e 18 anos) e Laís Aguirra, com índice e do Grupo B (14 a 16 anos) no trampolim de 1m, ambas classificadas na Copa do Brasil, disputada na piscina externa do Azul e Preto no fim de outubro e começo de novembro, serão as duas saltadoras do Esporte Clube Pinheiros que irão defender o Brasil no Campeonato Mundial Junior de Saltos Ornamentais. O Mundial será disputado de 24 deste mês a 1º de dezembro, na piscina do Parque Aquático Júlio Delamare, no Complexo Esportivo do Maracanã, no Rio de Janeiro, reunindo 42 países e mais de 200 atletas.
As duas Pinheirenses estarão entre os oito saltadores brasileiros classificados para a competição. Debi Ciocler, não esconde o otimismo para se ver na competição. “Bastante expectativa, mas o maior objetivo é aproveitar a competição, porque será uma enorme experiência de competir em casa. Quero ir para a final, mas o principal objetivo é fazer o melhor possível e superar as expectativas”, disse Débi vencedora de três ouro e uma de prata e também troféu de destaque da competição na Taça Brasil de 2024.
Laís também está na mesma linha da companheira de Clube e acrescenta, porém garante lutar também contra a ansiedade: “Estou ansiosa, mas procurando me manter bem tranquila. É minha primeira Seleção Brasileira e em uma competição internacional e do nível muito grande que será o Mundial. Meu objetivo é superar minha pontuação no Brasil quando fiz 295. Vou buscar 300 ou 310, buscando sempre o meu melhor”.
As duas saltadoras estarão acompanhadas do cubano Disnardo Borrero, o Dingo, analista de rendimento das atletas que já estão na Cidade Maravilhosa desde esta quarta-feira (20). Viajou também para o Rio, a diretora da modalidade no ECP e vice-presidente do Saltos Brasil, Verônica Dunker. Verônica também terá a função de chefe da delegação do Brasil no Rio.
Dingo mostra-se otimista quanto às participações das saltadoras do Pinheiros. “É um evento muito grande e muito importante onde participam mais de 200 Atletas por categoria, sexo e um competição com mais de 42 países”, disse.
Depois contou quais os objetivos das duas atletas: “O principal objetivo é avançar para as finais das provas que participarão, ou seja, ficar entre os 12 finalistas. É o primeiro Mundial Júnior para Débora e para Lais e também a primeira competição internacional e seleção do Brasil que elas irão participar. A competição será muito forte com países potências, como China, Reino unido, Austrália, Canadá, Estados Unidos, México e Colômbia”, completou.
BRASILEIROS CLASSIFICADOS PARA O MUNDIAL JÚNIOR
CATEGORIA Grupo A (17 e 18 anos)
. Débora Ciocler (Pinheiros) – Trampolim 3m e Plataforma (índice B em ambos)
. Maria Faoro (Time Rio 21) – Trampolim 1m e Trampolim 3m (índice A em ambos)
. Gabriel Perdigão (Time Rio 21) – Trampolim 1m e Plataforma (índice B em ambos)
. Miguel Cardoso (Instituto Pro Brasil) – Trampolim 3m (índice B)
CATEGORIA Grupo B (14 a 16 anos)
. Lais Aguirra (Pinheiros) – Trampolim 1m (índice B)
. Karolina Polizos (Time Rio 21) – Plataforma (índice B)
. Paolla Bitencourt (Instituto Pro Brasil) – Trampolim 3m (índice B)
. Victor Molin (Instituto Pro Brasil) – Trampolim 1m e Trampolim 3m (índice A em ambos)
Fotos - Ricardo Bufolin/ECP
Foto 1 - A diretora de Saltos Ornamentais do Pinheiros, Verônica Dunker, as saltadoras Laís Aguirra e Débora Ciocler e Disnardo Borrero
Foto 2 - Laís Aguirra
Foto 3 - Débora Ciocler (três medalhas de ouro, uma de prata e troféu de melhor atleta na Taça Brasil de 2024