Um ciclone extratropical trouxe chuvas fortes, granizo do tamanho de ovos e ventos de até 100 km/h ao estado na terça-feira (29). A forte rajada de vento e as pedras de gelo danificaram cerca de 900 residências. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para todo o estado, com exceção do litoral. A Climatempo prevê que o tempo continuará instável na quarta-feira (30) e que as temperaturas cairão significativamente até a sexta-feira (2).
Um ciclone extratropical trouxe tempestades com ventos de até 100 km/h ao Paraná nesta terça-feira (29). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para a maior parte do estado, com exceção do litoral.
As nuvens carregadas avançaram primeiro pela região sul e depois se espalharam. O órgão prevê chuvas intensas, com acúmulo de até 60 mm por hora ou 100 mm por dia, além de risco de granizo.
- O alerta laranja indica perigo e recomenda atenção para a população.
- O litoral paranaense não está incluído na área de alerta máximo.
- Os meteorologistas alertam para a possibilidade de quedas de granizo.
- A previsão é de chuva forte, trovoadas e rajadas de vento.
- O sistema meteorológico está associado a uma frente fria.
Estragos deixados pela chuva e pelo granizo
A tempestade começou a causar danos no domingo (27). O granizo, com pedras do tamanho de ovos, atingiu um total de 900 casas no estado. Os ventos fortes também deixaram estragos.
Para comparação, as temperaturas chegaram a 39,9ºC no estado no mesmo dia da chuva. A mudança brusca no clima é explicada pela formação de uma área de baixa pressão.
Segundo o Inmet, essa área de baixa pressão surgiu entre o Uruguai, o Rio Grande do Sul e o oceano Atlântico. Isso deu origem a um novo ciclone extratropical e a uma frente fria associada.
Como funcionam os ciclones extratropicais
Os ciclones extratropicais são sistemas de baixa pressão que se formam em latitudes médias. Eles surgem quando massas de ar com temperaturas diferentes se encontram.
Esses sistemas podem provocar chuva forte, rajadas de vento e mudanças rápidas no tempo. A Climatempo, empresa especializada, confirmou a previsão para o dia 29.
"Entre o fim da manhã e a tarde desta terça (29), há previsão de chuva de moderada a forte intensidade inicialmente no extremo sul do estado, avançando posteriormente para outras regiões. Há risco de temporais isolados, com chuva forte, trovoadas e rajadas de vento. Nas áreas mais ao norte, o tempo permanece firme e bastante quente durante boa parte do dia, mas a chuva pode chegar de forma isolada entre o fim da tarde e à noite".
Previsão para os próximos dias
Na quarta-feira (30), o ciclone vai em direção ao oceano, mas a frente fria continua avançando. Isso mantém o tempo instável no Paraná, com alto risco de temporais.
O norte e o centro do estado devem sentir raios, granizo e vento. Os maiores acumulados de chuva ficarão no oeste, centro-sul e norte. A Climatempo detalhou os volumes esperados:
"O destaque é para Santa Helena, com até 66,04 mm, além de 49,66 mm em Ivaiporã e Pinhão, 49,36 mm em Nova Cantu e volumes acima de 45 mm em Laranjeiras do Sul, Palmital, Goioxim, Guarapuava, Guaraniaçu e Foz do Iguaçu. As temperaturas diminuem em relação à terça-feira. As máximas chegam a 27°C em cidades do Norte e Noroeste, enquanto as menores temperaturas pela manhã ficam próximas de 14°C nas áreas mais frias do estado".
Na quinta-feira (1), a instabilidade perde força. A chuva fica menor, principalmente no oeste e no litoral. As temperaturas caem bastante, especialmente de manhã. Na sexta-feira (2), o tempo fica mais estável. As máximas podem chegar a 30°C no oeste e noroeste, com o ar mais frio mantendo as manhãs frias no sul.
Monitoramento por satélite
Satélites meteorológicos monitoram o tempo e o clima da Terra a partir do espaço. Eles permitem identificar sistemas atmosféricos e a posição das nuvens.
O site do Simepar disponibiliza as imagens do satélite GOES-16. As imagens são atualizadas a cada 15 minutos e mostram a temperatura no topo das nuvens.
Nessas imagens, temperaturas mais baixas (cores rosa, branco, preto e vermelho) indicam nuvens mais altas, o que representa risco de temporais. Nuvens mais baixas, como nevoeiros, aparecem em tons de azul e cinza.


Paraná recebe alerta de tempestades fortes (Ajustada por IA)



