22 de outubro de 2026

pt-br

Barcelona contra-ataca: dirigente cita dedo no olho de Mourinho

GERAL Futebol 22/10/2026 14:08 Notícias ao Minuto noticiasaominuto.com.br Barcelona

Dirigente do Barcelona respondeu às reclamações de José Mourinho sobre o calendário do clássico, lembrando episódio polêmico de 2011 e acusando o técnico de culpar os outros pelos erros.

O clássico entre Barcelona e Real Madrid, marcado para domingo (25), às 17h (horário de Brasília), no Camp Nou, já começou fora das quatro linhas. Às vésperas do confronto válido pela décima rodada do Campeonato Espanhol, José Mourinho e um dirigente do clube catalão protagonizaram uma troca de declarações que aumentou a tensão entre os rivais.

O primeiro a se manifestar foi o técnico português, que reclamou do calendário após a vitória do Real Madrid sobre o RB Leipzig, por 4 a 1, na quarta-feira (21), pela terceira rodada da fase de liga da Champions League.

  • Mourinho reclamou de perder 24 horas de descanso antes do clássico
  • Barcelona jogou na terça (20), Real Madrid jogou na quarta (21)
  • Dirigente do Barça citou dedo no olho de Tito Vilanova em 2011
  • Barcelona lidera La Liga com 9 vitórias em 9 jogos
  • Real Madrid é 3º colocado com 21 pontos

Reclamação de Mourinho sobre descanso

"Para El Clásico, não existe confiança. É mais um jogo para o campeonato, mas não é um jogo como os outros. Lá vamos nós. Neste momento, estamos perdendo 24 horas de descanso, mas lá vamos nós", afirmou Mourinho, em entrevista à emissora espanhola Movistar Plus Deportes.

A reclamação faz referência à diferença no tempo de recuperação das equipes antes do clássico. O Barcelona disputou seu compromisso pela Champions League na terça-feira (20), enquanto o Real Madrid entrou em campo na quarta-feira (21).

Barcelona responde e relembra polêmica com Tito Vilanova

A resposta veio nesta quinta-feira (22), por meio de Enric Masip, assessor do presidente do Barcelona, Joan Laporta. Durante um evento de golfe em Barcelona, Masip criticou Mourinho e relembrou um episódio ocorrido em agosto de 2011, quando o português, então treinador do Real Madrid, colocou o dedo no olho de Tito Vilanova, que era auxiliar de Pep Guardiola no Barcelona.

"Quando alguém diz que vê coisas estranhas... Coisa estranha é colocar o dedo no olho de um treinador. Quando as coisas não dão certo, você deve melhorar, e não se dedicar a atacar os outros", afirmou Masip, segundo o jornal espanhol Marca.

O dirigente também comparou a postura de Mourinho com a do atual treinador do Barcelona, Hansi Flick, destacando o comportamento do alemão diante de situações controversas. "Ele lança farpas... Olhem para uma entrevista coletiva de Mourinho e para uma de Flick. Flick, mesmo tendo sido prejudicado, opina o contrário. O respeito que sente pelos outros, pelos jogadores, pelo treinador... São os valores do Barcelona", declarou.

Masip ainda acusou Mourinho e o Real Madrid de responsabilizarem terceiros quando os resultados não são favoráveis. "Você poderia dizer muitas coisas, mas não diz. Para Mourinho e o Real Madrid, a culpa é sempre do outro", completou.

Barcelona chega invicto ao clássico

Além da rivalidade histórica, o confronto de domingo coloca frente a frente duas equipes que disputam as primeiras posições do Campeonato Espanhol. O Barcelona lidera a competição com 27 pontos, conquistados em nove partidas. A equipe comandada por Hansi Flick tem 100% de aproveitamento, com nove vitórias.

Entre os resultados estão as goleadas sobre Elche, por 5 a 0, Valencia, por 5 a 0, Racing Santander, por 7 a 2, e Rayo Vallecano, por 5 a 2. O Real Madrid, por sua vez, ocupa a terceira colocação, com 21 pontos. A equipe de José Mourinho soma sete vitórias e duas derrotas, sofridas diante de Betis e Atlético de Madrid.

O clássico será disputado no Camp Nou, em Barcelona, no domingo (25), às 17h (horário de Brasília), pela décima rodada de La Liga.


© copyright 2018 Todos os direitos reservados.