Técnico do Atlético detalha que Fred jogou com lesão muscular aberta e que a equipe sofre com o calendário intenso e viagens, o que aumenta os riscos de lesões.
A condição física de Fred continua sendo um ponto de preocupação para o Atlético Mineiro nesta reta final da temporada. Após a eliminação para o Grêmio na semifinal da Copa do Brasil, partida realizada neste sábado (7) na Arena MRV, o técnico Eduardo Domínguez revelou que o volante ainda convive com uma lesão muscular que não cicatrizou completamente.
Considerado a principal contratação do clube em 2026, Fred entrou apenas no segundo tempo do jogo, que terminou empatado em 1 a 1. O jogador não teve as condições físicas necessárias para permanecer em campo por mais tempo devido às limitações impostas pela lesão.
- Domínguez afirma que Fred e Cassierra fizeram apenas um treino normal na véspera após um mês fora.
- O técnico admite que o ritmo de jogo dos atletas estava abaixo do ideal por causa do afastamento.
- O Atlético busca entender as causas de tantas lesões no elenco nesta temporada.
- O calendário apertado, com jogos a cada três dias, aumenta o risco de desgaste físico.
- Próximo compromisso é contra o Mirassol, antes da decisão da Copa Sul-Americana.
Limitações físicas pesaram na decisão técnica
Além de Fred, o atacante Mateo Cassierra também estava longe do seu melhor ritmo. De acordo com o treinador argentino, ambos os jogadores conseguiram completar apenas uma sessão de treinamento normal na véspera do confronto. Isso ocorreu depois de aproximadamente um mês afastados dos treinos, período que impactou diretamente a capacidade de jogo.
Fred e Mateo (Cassierra) não estavam em condições de jogar tantos minutos. Fred ainda está com a lesão aberta. Então tínhamos que manter o nível do time. Mateo, praticamente os dois só fizeram ontem um treino normal. Quase um mês ficaram fora. O ritmo não é o mesmo, se notou. Fred perdeu algumas bolas que não costuma perder, explicou Domínguez, justificando a breve participação dos atletas.
Mesmo com essas restrições físicas, o treinador destacou que Fred conseguiu protagonizar uma das principais oportunidades do Atlético na etapa final. O volante acertou um passe para Renan Lodi, que finalizou a bola, mas a chance foi salva em defesa de Weverton, goleiro do Grêmio.
Sabíamos que era normal. Se entrassem antes, seria ainda mais difícil criar as opções, mas Fred, com a capacidade que tem, criou uma das chances mais claras do segundo tempo, e a defesa do goleiro foi incrível, acrescentou o técnico, reconhecendo o esforço do jogador dentro das suas limitações.
Clube busca respostas para sequência de lesões
A elevada quantidade de jogadores no departamento médico do Atlético foi outro ponto abordado na entrevista com a imprensa. Eduardo Domínguez reconheceu que a diretoria e a comissão técnica ainda tentam identificar as causas exatas dos problemas físicos que atingem o elenco. A situação se agrava diante de um calendário com partidas frequentes e deslocamentos constantes pela temporada.
O treinador apontou a sequência de jogos a cada três dias, as longas viagens e as exigências físicas da sua filosofia de jogo como fatores que aumentam significativamente o desgaste dos atletas. O argentino ressaltou, no entanto, que todos os profissionais da área médica e técnica trabalham de forma conjunta para encontrar soluções.
Estamos buscando resposta (para tantas lesões), mas quando você joga a cada três dias, é um risco grande que têm os atletas, jogando no nível que tem o time e a proposta de atacar e ter a iniciativa. As viagens são cansativas. Mas, sim, estamos procurando em conjunto procurar as respostas, mas é futebol. É um jogo, afirmou o técnico.
Atualmente, além de Fred e dos atletas que ainda estão em processo de recuperação, o departamento médico do Atlético conta com o meia Victor Hugo e os atacantes Thiago Borbas e Reinier. A sequência de desfalques representa um grande desafio para Domínguez na preparação da equipe para os compromissos restantes da temporada de 2026.
Próximos desafios do Galo
O Atlético Mineiro volta a campo no próximo sábado (14), quando enfrentará o Mirassol, fora de casa, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. A sequência de jogos segue intensa, com o Galo tendo a decisão da Copa Sul-Americana contra o Boca Juniors, agendada para o dia 21 de novembro, em Barranquilla, na Colômbia.


Fred durante partida pelo Atlético (Foto: Pedro Souza / Atlético)


