24 de outubro de 2026

pt-br

Polícia recupera itens religiosos roubados de igreja em Cuiabá

Polícia 24/10/2026 14:32 Folhamax folhamax.com Cuiabá MT

A Polícia Militar encontrou e devolveu objetos de culto, como cálices e hóstias, que haviam sido furtados da Capela Nossa Senhora da Paz. Os itens estavam com um catador de recicláveis, que alegou tê-los encontrado pendurados em uma lixeira.

A Polícia Militar recuperou objetos religiosos furtados da Capela Nossa Senhora da Paz, localizada no bairro Jardim Petrópolis, em Cuiabá. Os materiais foram encontrados nesta sexta-feira (23), no bairro Jardim Comodoro, após os agentes receberem informações sobre a possível entrega de objetos utilizados em templos religiosos a um catador de materiais recicláveis.

Segundo informações da PM, a equipe verificou os registros policiais e confirmou a existência de um boletim de ocorrência referente ao furto ocorrido na capela no dia 21 de outubro, quando os ladrões levaram pelo menos 11 itens. Dentre eles, estavam cálices, peças usadas nas missas e até hóstias consagradas, que os católicos recebem durante a comunhão como representação do corpo de Cristo.

Principais pontos do caso

  • O furto ocorreu na Capela Nossa Senhora da Paz, no bairro Jardim Petrópolis.
  • A devolução foi feita no bairro Jardim Comodoro, após apuração da PM.
  • O suspeito alegou que encontrou os objetos pendurados em uma lixeira pública.
  • Representantes da igreja confirmaram a propriedade dos itens por fotos.
  • Os itens incluíam artigos sagrados, como cálices e hóstias.

Os militares foram até a residência do homem e encontraram os objetos. Após serem acionados, representantes da igreja reconheceram os materiais por meio de fotografias, confirmando que pertenciam ao templo.

Questionado sobre a procedência dos itens, o homem relatou, com auxílio de outra pessoa para se comunicar, que havia encontrado os objetos pendurados em uma lixeira pública, na calçada de um endereço no Jardim Comodoro.

Devolução dos itens religiosos

Após a identificação dos materiais e a qualificação das testemunhas, os policiais recolheram os pertences e os levaram até a Capela Nossa Senhora da Paz, onde foram formalmente devolvidos aos responsáveis pela instituição religiosa.

Entre os objetos recuperados estão um cálice de prata com tampa dourada, um prato dourado, duas galhetas para vinho e água com tampas douradas, um vaso dourado com uma pequena concha e duas tecas, sendo uma dourada e outra prateada.


© copyright 2018 Todos os direitos reservados.