Um homem famoso, identificado apenas como 'PPT', solicitou uma ordem judicial na Inglaterra para bloquear a publicação de seu nome junto a denúncias de abuso sexual. Ele alega que a revelação de sua identidade causaria o terceiro tentativo de suicídio, enquanto os veículos de mídia afirmam ter provas robustas de que ele usava seu poder para se aproximar de jovens.
Uma celebridade masculina sem nome identificado ameaçou tentar o suicídio pela terceira vez caso os veículos de comunicação revelassem sua identidade e as múltiplas acusações de má conduta sexual contra ele.
O famoso, referenciado no processo como PPT, é atualmente acusado de usar seu poder e posição de celebridade para contatar e forjar relacionamentos com mulheres jovens e adolescentes a fim de praticar atos sexuais.
Ameaça de suicídio e a decisão da corte
Na terça-feira, a equipe legal da celebridade solicitou ao Tribunal Superior de Londres uma ordem judicial para bloquear a publicação de artigos, argumentando que sua cliente teria "alta probabilidade" de tentar se matar caso as matérias fossem liberadas, conforme reportado pela BBC.
- Segunda tentativa: O cliente tentou o suicídio duas vezes após ser notificado pela mídia.
- Internação: Ele foi hospitalizado por meses e submetido a detenção involuntária.
- Atendimento médico: Foi examinado por mais de 10 médicos diferentes.
- Posição do advogado: A advogada Sara Mansoori KC afirmou que ele não pretende voltar à vida pública.
- Risco futuro: O time legal alega que a terceira tentativa seria motivada pelo medo de um "julgamento pela mídia", não pela culpa dos atos.
A advogada Sara Mansoori KC declarou ao tribunal que o cliente tentou o suicídio duas vezes após receber aviso das publicações Guardian News Media e ITN, que solicitavam um comentário sobre as acusações. PPT foi liberado do hospital após o primeiro ato, mas logo tentou novamente. "O autor do pedido tentou o suicídio duas vezes como resultado dessas questões, foi hospitalizado por meses, foi alvo de detenção involuntária e foi examinado por vários, agora mais de 10 médicos", disse Mansoori ao tribunal, acrescentando que PPT "não tem intenção de retornar à vida pública".
Defesa da mídia: Interesse público e investigação rigorosa
A equipe legal afirmou que a terceira tentativa de suicídio do cliente seria resultado de preocupação com o "julgamento pela mídia" em vez da injustiça cometida. Durante a audiência, o homem anônimo negou veementemente as acusações de má conduta sexual contra ele.
No entanto, vários veículos de notícias do Reino Unido, incluindo GNM e ITN, argumentaram no tribunal que têm o direito de publicar artigos sobre as alegações de má conduta com a identidade do homem. As publicações também afirmaram que não há base legítima "para restringir a publicação de jornalismo de interesse público" e que o "risco de suicídio" da celebridade poderia ser reduzido.
De acordo com um relatório médico, a celebridade poderia passar por um tratamento que melhoraria significativamente sua saúde mental, embora não mitigasse completamente o risco, segundo a BBC. No entanto, Mansoori disse que a única razão pela qual os artigos publicados não seriam fatais é que sua cliente estaria "trancada e impedida de realizar seu desejo de encerrar a vida".
"Este não é um caso em que um indivíduo levantou spuriamente preocupações com a 'saúde mental' em face de uma publicação iminente que não deseja que ocorra", disse ela ao tribunal.
Investigação extensa e decisão do juiz
Enquanto isso, o advogado que representa a ITN e a GNM, Gavin Millar, disse que as redações reuniram "inúmeras acusações" ao longo de uma "investigação ampla e rigorosa", enfatizando que os jornalistas entrevistaram 100 pessoas.
Miller também argumentou que muitas das mulheres que se manifestaram "foram traumatizadas pelo comportamento suposto do autor do pedido e sofreram crises de saúde mental e doenças mentais como resultado".
O Juiz Nicklin, responsável pelo caso, concordou que havia interesse público na matéria, dizendo que era um caso "difícil e importante". Nicklin confirmou que não pôde verificar as acusações contra a celebridade, e que era apenas responsável por determinar se as alegações poderiam ser publicadas pela ITN e GMN. O juiz também instou o público a se abster de especular sobre a identidade da celebridade.


Celebridade anônima ameaçou cometer suicídio pela terceira vez se sua identidade for exposta junto às acusações de má conduta sexual. Imagem: Getty Images







