O Tribunal Superior Eleitoral informou que 900 urnas precisaram ser substituídas no segundo turno das eleições deste domingo. O número representa apenas 0,18% do total de máquinas usadas no país, com São Paulo registrando a maior parte das trocas.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou, por meio de boletim, que 900 urnas eletrônicas precisaram ser substituídas em todo o Brasil entre as 8h e o meio-dia deste domingo (25). A ação ocorreu durante o segundo turno das eleições.
Essa quantidade representa 0,18% das 499.248 urnas que estão sendo usadas na votação deste ano. Para garantir que a eleição não fosse interrompida, a Justiça Eleitoral tinha reservado outros 48.815 equipamentos de reserva para substituições imediatas, caso fosse necessário.
- O total de urnas trocadas até o meio-dia foi de 900 máquinas no país inteiro.
- São Paulo foi o estado com mais trocas, registrando 163 substituições.
- Os estados do Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais vieram em seguida nas trocas.
- A taxa de substituição é baixa, atingindo apenas 0,18% do total de urnas.
- A Justiça Eleitoral não usou cédulas de papel, pois nenhum caso requereu esse recurso extremo.
Estados que mais trocaram urnas
O estado que registrou o maior número de trocas foi São Paulo, com 163 substituições. Em seguida, aparecem o Paraná, com 103 trocas, o Rio de Janeiro, com 95, e Minas Gerais, com 75 trocas.
Motivos e procedimentos de segurança
O TSE não especificou os motivos exatos que levaram à substituição das urnas. No entanto, em geral, essas trocas acontecem devido a falhas operacionais na máquina, como travamentos de software ou problemas de hardware.
No primeiro turno, realizado no dia 4 de outubro, foram substituídas 1.904 urnas. A legislação brasileira prevê que, se a urna substituta também apresentar falha, o último recurso é a adoção da votação com cédulas de papel. Até o momento, contudo, esse procedimento não foi necessário nas eleições deste ano.
Participação no segundo turno
Neste domingo (25), mais de 158,7 milhões de eleitores estavam aptos a votar para presidente no segundo turno. A votação também ocorreu para o cargo de governador em cinco estados: Acre, Amazonas, Espírito Santo, Rio Grande do Norte e Tocantins, além do Distrito Federal.


O estado que registrou o maior número de trocas de urnas neste domingo (25) foi São Paulo, com 163 substituições - Foto: Arquivo


