15 de dezembro de 2019 - 12:55

Cultura

Iniciativa da Secel leva dois mil estudantes a museus, igrejas, bibliotecas e teatro

Para crianças, jovens e adolescentes que estudam na rede pública estadual de ensino, o ano de 2019 será marcado por uma nova experiência, daquelas que a gente guarda na memória para contar ao longo da vida. Para a maior parte dos cerca de dois mil estudantes contemplados pelo projeto Caminhos da Cultura, foi inédito conhecer museus, igrejas históricas, biblioteca e teatro.

Quando Flaviana Martins, 14 anos, saiu de casa para mais um dia de rotina escolar e foi convidada a participar de um tour pelos museus, confessa que achou a ideia meio entediante. Mas foi surpreendida.

“Achava uma coisa chata. Mas neste primeiro contato, gostei dessa experiência com a arte e a história. Foi uma novidade, eu não tinha interesse e nem oportunidade. Depois de estar na galeria e no museu, eu e alguns colegas criamos um grupo de whats para combinarmos de ir em outros espaços”, revela a estudante da 8ª série da Escola Estadual Padre Antonio Panarotto, localizada no CPA IV.

No dia em que participou do Caminhos da Cultura, o grupo visitou a Galeria de Artes Lava Pés e o Museu de História Natural Casa Dom Aquino.

Flaviana, no Cine Teatro Cuiabá.
Créditos: João Felipe | Secel

O projeto Caminhos da Cultura consiste em promover a inclusão cultural de estudantes de escolas públicas e comunidades de Cuiabá e Várzea Grande, viabilizando a visitação a espaços que oferecem arte, cultura e história.

Nessa primeira fase, em dois meses de execução, foram contemplados estudantes e professores da rede pública estadual, além de 100 trabalhadores das empresas de transporte parceiras, que visitaram museus, galeria de arte, biblioteca, teatro, pontos turísticos e igrejas, todos localizados em Cuiabá.

“Quando se fala de falta em acesso, muitas vezes o pensamento comum é de cidades ou comunidades distantes. Pelo contrário, o Caminhos da Cultura mostrou que, por diversas razões, mesmo morando em Cuiabá e Várzea Grande, próximo aos principais equipamentos culturais do Estado, quase todos os alunos ainda não conheciam nenhum dos espaços incluídos no projeto. Não foi uma surpresa, pois sabemos da situação de vulnerabilidade presente em muitas famílias desses estudantes. Mas foi uma condição que nos sensibilizou e mostrou a importância desse projeto para garantir acesso à cultura e contribuir para a formação humana e cidadã dessas crianças, jovens e adolescentes”, destaca o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Allan Kardec.

Allan Kardec Benitez, secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel)
Créditos: João Felipe | Secel

Morador do Pedra 90, Roberto Júnior Feitosa, 15 anos, conta que sempre teve curiosidade de conhecer o Museu de História Natural Casa Dom Aquino. Por meio do Caminhos da Cultura, ele, que estuda na Escola Estadual Rafael Rueda, foi presenteado com uma visita ao espaço, e de bônus veio o Museu de Arte Sacra. “Estar em dois lugares que trazem a história da formação de Cuiabá foi melhor do que eu imaginava”.

Proposta pedagógica

Elen Prates, que integra a equipe do Caminhos da Cultura representando a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), explica a importância do projeto para uma proposta pedagógica voltada a projetos de vida, e não apenas a formação educacional. Por isso, inicialmente, foram escolhidas para participar as escolas plenas, que funcionam em tempo integral, e têm um direcionamento neste sentido.

“Quando nos referimos a projetos de vida, pensamos no ser humano que queremos ser. Neste caso, o acesso à cultura é fundamental porque a arte é intrínseca ao ser humano, e apreciar a arte faz bem ao coração, faz diferença na vida desses estudantes. Além disso, quando levamos para sala de aula discussões a respeito da cultura, estamos trabalhando também o autoconhecimento, e a construção do pai, da mãe, do cidadão que queremos para esse mundo”, complementa Elen.

Elen Prates - Seduc
Créditos: João Felipe | Secel

Nesse sentido, ela explica que, para a proposta pedagógica, não era apenas uma aula de campo. “Os professores foram capacitados previamente, conheceram os espaços e planejaram a visita dos visitantes. Depois trabalharam o conteúdo em sala”.   

Por algumas vezes, por falta de interesse e preferência pela internet, Maria Eduarda Ramos, 14 anos, recusou o convite da mãe para ir ao teatro. Na escola, por outro lado, para fugir um pouco do dia-a-dia da sala de aula, ela e os amigos toparam participar do roteiro do Caminhos da Cultura. No dia, visitaram o Museu de Arte Sacra e a Igreja Matriz e a Igreja do Rosário e São Benedito.

“Saí da zona de conforto, e me surpreendi. Fizemos um resumo sobre a atividade, discutimos em sala. Se rolar outro convite, agora eu sempre irei”, comenta. Ela é estudante na Padre Antonio Panarotto, do CPA IV.

Maria Eduarda, no Cine Teatro Cuiabá.
Créditos: João Felipe | Secel

Encerramento do projeto em 2019

Para fechar as atividades do Caminhos da Cultura em 2019, a Secel reuniu as instituições e empresas parceiras para compartilhar os resultados da iniciativa, na tarde desta quarta-feira (04.12), no Cine Teatro Cuiabá. Na ocasião, além dos números expressivos apresentados pela coordenação do projeto, estudantes e professores de oito das dez escolas que participaram este ano também compareceram à cerimônia.

“Estou muito feliz com o resultado e parabenizo a todos os envolvidos na iniciativa. Agradeço, especialmente, às empresas de transporte parceiras, que possibilitaram a concretização desse projeto tão importante para a cultura do Estado. Para 2020, já temos 150 escolas cadastradas, e queremos retomar com mais força ainda”, afirma Allan Kardec.

Caminhos da Cultura no Cine Teatro Cuiabá
Créditos: João Felipe | Secel

Na ocasião, o coordenador financeiro da Associação Mato-Grossense dos Transportadores Urbanos (MTU), Sidnei Barros, destacou a importância da participação do projeto para as empresas.

“Foi muito gratificante e uma responsabilidade muito grande, pois foram mais de dois mil estudantes nas visitas aos equipamentos culturais. Mas tudo transcorreu tranquilamente, e os alunos foram muito colaborativos. A gente é que agradece pela nossa participação, por termos sido convidados para fazer o transporte dessas crianças e adolescentes”.

Para o ano que vem, ele complementou que há o interesse das empresas em manter a parceria e que já estão em discussão com a Secel e Seduc para ajustar os calendários e a execução do projeto em 2020.

O superintendente de Patrimônio Histórico e Cultural da Secel, Vicente Paulo, que coordena o Caminhos da Cultura, explica que o planejamento para o próximo ano é ampliar o projeto, de modo a atender maior quantidade de alunos e contemplar diferentes bairros de Cuiabá e Várzea Grande.

“Nós temos uma comissão, vamos nos reunir e fazer uma avaliação sobre o número de escolas cadastradas e nos organizar na distribuição das visitas. O projeto deve ser retomado logo após o início do ano letivo”.

Antony, no canto direito, com os amigos.
Créditos: João Felipe | Secel

Durante a cerimônia de encerramento das atividades em 2019, as escolas foram protagonistas, e puderam compartilhar com fotos e vídeos como foi a experiência para os estudantes e professores, e como isso impactou a vida deles. Um exemplo é Antony Aslley Santos, 18 anos. Ele conta que, mesmo tendo vontade de conhecer os espaços culturais, a distância do bairro onde mora, Pedra 90, do centro da cidade, sempre o desencorajou a conhecer os espaços culturais.

“Acabava que escolhia mais os lugares próximos ao bairro. Mas gostei muito da visita, vi coisas que nunca tinha visto antes, foi bem diferente do meu dia-a-dia”.

Outra participação especial foi a da Orquestra Primeira Ciranda, sob regência do maestro Murilo Alves, do Instituto Ciranda, que foi ovacionada pela plateia. O instituto Ciranda, que é Ponto de Cultura, trabalha com educação musical para crianças e adolescentes. Hoje são 800 estudantes que estudam e compõem as orquestras da organização.

Caminhos da Cultura no Cine Teatro Cuiabá
Créditos: João Felipe | Secel

Aproveitando as luzes, a plateia e o palco, a Trupe NP, composta por alunos da Escola Nilo Póvoas, encenaram uma peça de teatro que contextualizou a importância dos museus para contar as histórias dos povos. Na ocasião, foram escolhidos os grandes líderes negros, como Nelson Mandela, Zumbi de Palmares e Mãe Bonifácia.

A cerimônia contou também com a presença do gerente operacional da empresa Integração Transporte, Ricardo Lopes Teixeira, e da representante da Seduc no projeto, Elen Prates.

Caminhos da Cultura

Para garantir acesso e promover a inclusão cultural de estudantes e comunidades, o projeto Caminhos da Cultura promove a visita aos espaços culturais, oferecendo o transporte e o lanche para os alunos. Além disso, é executado dentro de uma proposta pedagógica, na qual professores são capacitados antecipadamente para acompanhar os alunos e aproveitar a experiência em conteúdo de ensino dentro de sala de aula. Nessa primeira fase, foram contempladas 10 escolas de Cuiabá e Várzea Grande que funcionam em tempo integral.

Entre os aparelhos culturais incluídos no roteiro estão Museu de Arte Sacra, Residência dos Governadores, Museu de História Natural Casa Dom Aquino, Galeria de Artes Lava Pés, Cine Teatro Cuiabá, Palácio da Instrução, Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, Centro Cultural Casa Cuiabana, Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (Misc) e Museu da Caixa D’água Velha. Numa segunda etapa, a proposta é ampliar para outros espaços como o Complexo Complexo Arena Pantanal, pontos de cultura como a Comunidade São Gonçalo Beira Rio e Memorial Rondon.  

Além dos estudantes, o projeto contempla também os trabalhadores das empresas de transporte parceiras, que cedem os ônibus. Aproveitando o trajeto, as empresas promoveram um projeto de educação dentro dos veículos. Foi criado um personagem, que entra no ônibus para mostrar aos estudantes as situações conflitantes que ocorrem no transporte coletivo.

Entre elas, o ator encena uma pessoa tentando entrar no veículo sem o cartão transporte, ou pedindo o de alguém emprestado. O personagem também apresenta outros exemplos, como ouvir música com volume alto, ficar parado na porta de saída, usar mochila nas costas atrapalhando a passagem dos demais usuários. Dessa forma, as empresas conseguiram, apresentando os exemplos de erros na conduta, ensinar sobre como agir corretamente e em prol do coletivo.

O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) executada em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), superintendência em Mato Grosso do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Associação Mato-Grossense dos Transportadores Urbanos (MTU), empresas Pantanal Transportes, Caribus Transportes, Integração Transportes, União Transportes e Viação Novo Horizonte, além das entidades gestoras dos equipamentos culturais da Secel e Prefeitura de Cuiabá.

Inscrições para 2020

As atividades de 2019 foram encerradas, mas estão abertas inscrições para as escolas  que quiserem participar do projeto em 2020. O formulário está disponível no site da Secel (cultura.mt.gov.br). Ou, para acessar direto, clique aqui.


Natal Cultural foi tema do último mutirão da Assembleia Social em 2019

O Natal está chegando e o clima é de solidariedade, afetividade e alegria! E, por este motivo, o último mutirão da Assembleia Social em 2019 foi todo especial: com o tema Natal Cultural levou atividades artísticas e lúdicas para os pequeninos da Creche Cisne Azul, na comunidade de ribeirinhos Lixá, em Santo Antônio do Leverger, na última sexta-feira (29).

A programação voltada para a creche da região periférica contou com músicas do Projeto Creonças (com Paulo Monarco e Henrique Santian), com leitura dramatizada de poesias, do Projeto Voz Pelo Cano (Coletivo Coma A Fronteira), cachorro quente, suco e brinquedos – que não podem faltar em nenhuma festinha para crianças de 2 a 5 anos, ainda mais com temática natalina!

O Projeto Creonças consiste em aproximar de forma lúdica as crianças dos animais, por meio da musicalização, de forma a despertar a consciência ambiental. O Projeto Voz Pelo Cano, por sua vez, apresenta poesia através de canos de PVC e “fones de ouvido” elaborados com desentupidor de pia, para inserir os pequenos no universo literário por meio da audição.

“[Esta ação de hoje] foi um dengo [nas crianças]. Os dois projetos são muito sensíveis, literários, voltados para cultura local... E a gente queria crianças que, de fato, acolhessem os projetos. E quando a gente viu que essas crianças dançam siriri, fazem teatro, eu pensei: são estas! Justamente aquelas que talvez não consigam chegar à Cuiabá para ver trabalhos como esses”, comemorou a diretora da Assembleia Social e do Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, Daniella Paula Oliveira.

O professor Rafael da Silva Melo enalteceu a atividade, pois avalia serem necessárias atividades lúdicas para o desenvolvimento dos alunos, mas que tal demanda é aplicada com grande dificuldade, por falta de estrutura na unidade escolar. “Como produzir encanto apenas com cadeira e quadro negro?”, questiona, prevendo o resultado do Natal Cultural: “veio propiciar às crianças viver o encanto, algo que não é comum na rotina delas”.

A diretora da escola, Adilza Arruda, agradeceu a parceria com a Assembleia Social, ressalvando ser uma grande oportunidade, já que não teriam condições de oferecer uma confraternização de fim de ano para os alunos, em função dos poucos recursos financeiros. “Mas que maravilha que a Assembleia teve este olhar para engrandecer a nossa comunidade escolar”, completou.

Essa foi a 11ª edição do Mutirão da Assembleia Social de 2019 – especial Natal Cultural – e última do ano. A proposta do braço social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso é aumentar a oferta de ações de cultura, de cidadania e de bem-estar em 2020.


3ª Edição do Festival Kwanzaa marca celebração do Dia da Consciência Negra

Um evento de celebração de um povo que busca resgatar sua origem, exaltando as conquistas por meio do teatro, da dança, da música e da poesia. Foi dessa forma que o dia Nacional da Consciência Negra foi comemorado na noite desta quinta-feira (20). No Museu do Rio, o público foi presenteado com diversas apresentações culturais na 3ª Edição do Festival Kwanzaa.

Apresentações musicais, danças como africanas, o siriri, o cururu, teatros, exposição de roupas, acessórios e penteados afros foram alguns dos atrativos da celebração. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo e totalmente gratuito.

“A Prefeitura de Cuiabá, nessa gestão humanizada do prefeito Emanuel Pinheiro, vem trabalhando para oportunizar que essas manifestações culturais se apresentem e mostrem que o Município tem muita coisa bonita. Eventos como esse são excelências alternativas de valorização da cultura regional”, disse o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo.

Na oportunidade, o secretário-adjunto Justino Astrevo destacou ainda que o festival, além de demonstrar a arte por meio das apresentações, proporciona uma comemoração do dia 20 de novembro com mais tolerância e uma cultura de paz. “O poder público tem como missão motivar, incentivar essa cultura de paz e tudo isso começa no respeito à diferença e a diversidade. É esse principal objetivo do Festival Kwanzaa”, disse.

Do swahili, língua banto com maior número de falantes no continente africano, “Matunda ya Kwanza” é a celebração dos “Primeiros Frutos”, que se refere a memória africana da colheita, ritual de grande importância ancestral na construção identitária dos povos africanos. Assim, Kwanzaa nasce recriando o vínculo entre afrodescendentes e suas raízes.

“É importante marcar a data para que o movimento se solidifique, cresça e ganhe cada vez mais espaço em Cuiabá. Porque a celebração do Dia da Consciência Negra é na verdade todo um mês de eventos que se inicia na Lavagem das Escadarias, que promove a tolerância religiosa e que este ano, vai culminar com um evento no MISC. Para a Secretaria de Cultura é importante que haja esta inclusão das manifestações da cultura afro nos eventos do Município e é para isso que trabalhamos”, concluiu o secretário-adjunto.


Mostra coletiva “Olhares Cuyaverá” exibe 300 pontos de vista sobre Cuiabá

A abertura da mostra fotográfica está marcada para esta segunda-feira (25.11) e segue em cartaz até final de janeiro com entrada franca, na Galeria Lava Pés

Reservada para a última exposição da Temporada 2019 da Galeria Lava Pés, a mostra coletiva “Olhares Cuyaverá” estreia na próxima segunda-feira (25.11) com uma seleção de 300 fotografias que reverenciam a capital mato-grossense no ano de seu tricentenário.  

Ao todo, 130 fotógrafos exibem seus olhares sobre a cidade de Cuiabá. São ângulos e estilos diversos que evidenciam mudanças e transformações pela qual a capital vem passando na última década.  

“É a primeira vez que teremos uma mostra com tantos participantes. A fotografia é a arte de desenhar com luz e registrar um determinado tempo e espaço. Cuiabá mudou muito nos últimos dez anos e isso fica evidente na mostra. Mas o mais interessante é perceber a diversidade de olhares, uma verdadeira prova de amor a Cuiabá”, adianta Ádia Borges, organizadora da mostra.

Mayke Toscano

Com entrada franca, a mostra fotográfica “Olhares Cuyaverá”, que segue em cartaz até o final do mês de janeiro, marca um ano de muitas realizações da Galeria Lava Pés. Em 2019, em quatro diferentes exposições, o público pode apreciar importantes obras de artistas mato-grossenses, entre telas, esculturas e instalações, além de fotografias e uma exposição de circulação internacional, “Egito sob o olhar de Napoleão”.

“Estamos muito felizes com as atividades da Galeria Lava Pés. Tivemos importantes exposições que contemplaram artistas da capital e do interior, abrangendo diversas linguagens e manifestações artísticas, além de uma respeitada exposição do Itaú Cultural. Estamos no caminho certo e a Temporada 2020 será ainda mais produtiva”, comemora Allan Kardec, secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso.  

Oficinas

Além da mostra, que segue em cartaz até o dia 24 de janeiro, uma parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e a Associação Casa do Centro, serão oferecidas ao público interessado, oficinas de fotografias e palestras.

Ainda sem data definida para janeiro, as atividades trarão palestras sobre olhares fotográficos e aprimoramento de portfólio com José Medeiros, Nair Benedicto e Kiko Pacheco.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pela página da Maratona Fotográfica no Facebook (www.facebook.com/maratonafotograficacuiaba/ ) ou pelo telefone disponível no serviço abaixo.

Maratona Fotográfica

As 300 fotografias selecionadas para a mostra coletiva “Olhares Cuyaverá” são oriundas do projeto Maratona Fotográfica de Cuiabá, projeto idealizado pelo fotografo José Medeiros em 2013.

Ao longo de seis edições da Maratona Fotográfica, 130 fotógrafos, amadores e profissionais, tiveram suas fotos selecionadas. Em 2019, a seleção dessas imagens ganha uma mostra inédita na Galeria Lava Pés.

Divulgação

A difícil tarefa de selecionar as imagens que integram a mostra ficou a cargo de uma curadoria da pesada: Juvenal Pereira e Walter Firmo, Nair Benedicto, Ângela Magalhães e Nadja Fonseca Peregrino, Guy Veloso e Fatinha Silva, Aline Figueiredo e Humberto Espíndola, Eraldo Peres, Raimundo Paccó e Rubens Valente assinaram a curadoria e os textos críticos.

Novo concurso

E a Maratona Fotográfica não para! A partir do dia 1° de dezembro, estarão abertas inscrições para a próxima exposição a ser realizada em 2020. O tema continua sendo “Cuiabá 300” e as inscrições são gratuitas.

Bem como as inscrições para as oficinas de janeiro, o novo concurso receberá as fotos para análise pela página no FaceBook (www.facebook.com/maratonafotograficacuiaba/ ). Lá também tem o regulamento. Boa sorte!  

Serviço

Tema: Mostra coletiva Olhares Cuyaverá

Quando: De segunda-feira à sexta-feira, em cartaz até dia 24 de janeiro

Horário: Sempre das 8h às 18h

Onde: A Galeria de Artes Lava Pés está localizada no piso térreo da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), na Avenida José Monteiro de Figueiredo (Lava Pés) nº 510, bairro Duque de Caxias, em Cuiabá.

Informações e Inscrições: (65) 98114-0315


"Sarau Reencontro" reúne autoridades que marcaram a história política de Mato Grosso

Final de tarde em Cuiabá pede sempre o clássico tchá cô bolo. A propósito, nesta quinta-feira (21.11), a partir das 17h, o Museu Residência dos Governadores receberá o "Sarau Reencontro", uma confraternização que promete reunir autoridades que marcaram a história política do Estado de Mato Grosso.

“O objetivo é o reencontro de ex-governadores, pessoas públicas e representantes das famílias de autoridades políticas, além de empresários, para relembrar histórias que ocorreram na nossa política, num clima amistoso, regado a bolo de arroz, chá e muita música”, explica Vicente Paulo, superintendente de Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer.

O encontro, ou melhor, reencontro, também tem a finalidade de lançar algumas propostas de investimento na área da cultura via pessoa física com descontos de imposto de renda, à exemplo.

“Nos EUA e na Europa isso é muito comum. Pessoas com condições e sensíveis a causa da cultura investem via doações. Queremos lançar propostas de investimento para melhorias dos aparelhos culturais do Estado como bibliotecas, galerias de arte e museus. ”, detalha. 

Na programação estão o Coro Experimental MT cantando clássicos do rasqueado cuiabano e alguns depoimentos de autoridades do passado e da atualidade, contando causos e curiosidades da história política do Estado.

“Já temos algumas autoridades confirmadas e parentes de ex-governadores que veem de Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro. Será mesmo um encontro inesquecível”, conclui Vicente.

Museu Residência dos Governadores

Durante 45 anos, a Residência dos Governadores abrigou 14 dirigentes do Estado e suas famílias. Atualmente tem funcionalidade museológica, mais um equipamento cultural que expões de forma permanente e didática itens do antigo mobiliário, pratarias, louças, entre outros objetos antigos, aberta de segunda-feira a sexta-feira, sempre das 10h às 17h.

A Residência dos Governadores está localizada no Centro Histórico de Cuiabá e é considerada um importante espaço para a sociedade cuiabana pelo seu valor histórico e arquitetônico. Inaugurado em 1940, o projeto do prédio tem estilo neocolonial de matriz norte-americana, chamado às vezes de estilo “mission”, baseado nas antigas missões espanholas da Califórnia.

Serviço

Assunto: Sarau Reencontro

Quando: Quinta-feira, 21 de novembro às 17h

O Museu Residência do Governadores está localizado na Rua Barão de Melgaço, 3565 - Centro Norte de Cuiabá e é um aparelho museológicos geridos pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, aberto de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 17h. Informações: (65) 3613-0225/0209.


Maratona de criação de projetos para o audiovisual está com inscrições abertas

Profissionais, aspirantes e estudantes do mercado do audiovisual terão uma oportunidade para transformar ideias em projetos de marketing inseridos em contextos de filmes, séries, games e vídeos. Estão abertas as inscrições para o evento HackAthon, uma maratona que propõe aos participantes solucionar desafios de marketing no audiovisual durante quatro dias de imersão de trocas e conhecimento. O evento será entre os dias 02 e 05 de dezembro, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A participação é gratuita, mas é necessário fazer a inscrição para garantir vaga.  

A proposta é criar um ambiente de empreendedorismo e inovação, com aplicação de conteúdos de marketing no audiovisual e criação de projetos a partir dos desafios propostos pelos organizadores. Haverá palestras, exibição de filme e debates. Ao final, os participantes irão fazer um plano de negócio, contendo estratégias de marketing que incluem personalização e inserção de produtos dentro de narrativas e cenas de filmes, videoclipes, games, entre outros.  

Técnicos do Programa Mato Grosso Criativo, produtores e consultores que atuam no audiovisual mato-grossense, além de professores da UFMT irão oferecer orientação aos participantes. De acordo com Keiko Okamura, superintendente de Desenvolvimento da Economia Criativa da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), serão quatro dias de trabalho intenso e imersão para que os participantes possam criar, validar e desenvolver os projetos.

“A ideia é reunir profissionais e estudantes de diferentes áreas para compartilhar e interagir, formando times que irão focar na aceleração dos projetos de conteúdo para a produção e distribuição no mercado”, explica. Ao final, os melhores planos de negócio receberão prêmios como forma de incentivo dos organizadores. Mas, de qualquer forma, todos terão um retorno com avaliação técnica dos consultores sobre pontos fracos e melhorias nos projetos.

O evento será realizado dentro da programação da Semana de Comunicação da UFMT. O HackAthon Audiovisual é promovido pela startup Filmjoin em parceria com a Secel, ZF Comunicação e UFMT.

Rodas de Conversa

Antes da realização do HackAthon, os organizadores do evento irão promover duas rodas de conversa, com o intuito de apresentar o projeto e esclarecer  dúvidas dos interessados. A primeira será nesta quinta-feira (21.11), às 19h, no Palácio da Instrução. A segunda será na próxima terça-feira (26.11), no Instituto de Linguagens da UFMT, às 10h30.

As rodas serão conduzidas pelo produtor Johnny DiBartolo, proprietário da startup Filmjoin (plataforma digital que tem a proposta de produzir conteúdo audiovisual através de um aplicativo de colaboração on-line), e por servidores e técnicos da Secel.

Para participar, basta comparecer aos locais programados. Não é preciso fazer inscrição para as rodas de conversa.

Hackathon

Originalmente é um termo usado na tecnologia da informação para descrever uma maratona de programação na qual hackers se reúnem para explorar dados, desvendar códigos e sistemas, discutir ideias e desenvolver projetos de software ou mesmo de hardware.

Serviço:

HackAthon Audiovisual – 02 a 05 de dezembro na UFMT.

Entrada – gratuita, mas é preciso fazer inscrição prévia

Inscrição: https://bit.ly/2KECSW6 

Rodas de Conversa – Palácio da Instrução - quinta-feira (21.11), às 19h; e Instituto de Linguagens da UFMT - terça-feira (26.11), às 10h30. Não precisa de inscrição prévia.

Mais informações: (65) 3612-0240 (Superintendência de Desenvolvimento da Economia Criativa), labfilmjoin@gmail.com e (11) 97572-7404 – Whatsapp Filmjoin


Sérgio Reis, Pe. Alessandro Campos e Renato Teixeira se unem para o show "Romaria – Trilhas da Fé"

A apresentação acontece neste domingo, 03, no Tom Brasil, SP

Com o intuito de levar a fé e a espiritualidade através da música, os compositores e cantores Sérgio Reis, Renato Teixeira e o Padre Alessandro Campos, anunciam o show Romaria – Trilhas da Fé. O evento acontece neste domingo, 03, a partir das 19h, no Tom Brasil, São Paulo.

O repertório para a noite está recheado de clássicos como: Romaria, O Menino da Porteira, O Que é Que Eu Sou Sem Jesus e Tocando em Frente. Todas as canções fazem parte dos sucessos desses três nomes que são referências na música brasileira.

"Com esse projeto, queremos mostrar que independente de crença, somos capazes de cantar juntos uma mesma canção em nome da paz, amor e da empatia. Acreditamos que acendendo uma luz, por menor que seja, somos capazes de mostrar que, mais do que nunca, é preciso cantar e acreditar que a fé move montanhas para aproximar corações. Uma pequena atitude com a música, pode fazer a diferença", ressaltaram os artistas.

Os ingressos a partir de R$ 49,50 podem ser adquiridos pelo site www.grupotombrasil.com.br.

Serviço:
Evento: Show Romaria – Trilhas da Fé (Sérgio Reis, Renato Teixeira e Pe. Alessandro Campos)

Data: 03/11/2019
Horário: 19h
Onde: Tom Brasil, São Paulo
Endereço:R. Bragança Paulista, 1281 - Várzea de Baixo, São Paulo - SP, 04727-002
Ingressos: A partir de R$ 49,50.
www.grupotombrasil.com.br/renato-teixeira-padre-alessandro-campos-e-sergio-reis/

 


Solange Almeida lança clipe 'Notícia de Ultima Hora' com Raí Soares do Saia Rodada

É o novo clipe e single da cantora Solange Almeida e Raí da banda Saia Rodada, que chegam hoje ao YouTube e aplicativos de streaming.

A dupla preferiu substituir a dublagem pela atuação e são os próprios protagonistas do clipe. A composição relata os conflitos e as reconciliações de um casal moderno, pontuando que um só sente a dor do outro quando se coloca no lugar dele, mensagem composta pelos compositores Dyeguinho Silva e Junyor Silva.

Saia Rodada

Fenômeno na música nordestina há quase 20 anos, o grupo Saia Rodada vive um novo momento em sua carreira, emplacando vários sucessos nas rádios e plataformas de musica.

Aspas Solange Almeida:
“Ficou um vídeo lindo. Gravamos numa casa em Pipa, litoral do Rio Grande do Norte e nós somos os atores do clipe. Preferimos atuar a dublar e o Raí deu um show de atuação. A música fala do cotidiano dos casais e tenho certeza que muita gente vai se identificar muito. No clipe, a esposa prepara um café da manhã especial para ele, tudo bonitinho e quando ele acorda não dá a mínima e depois vai se divertir com os amigos. E se fosse o contrário?”



Letra:

NOTÍCIA DE ÚLTIMA HORA
TEM ALGUÉM LÁ FORA
CHORANDO E BATENDO NA PORTA
SERÁ QUE O ORGULHO EM PESSOA SE ARREPENDEU
OU FOI SÓ A SAUDADE QUE BATEU
UM CARA COM UM COPO DE WHISKY NA MÃO
CIGARRO ENTRE OS DEDOS SEMBLANTE SOFRIDO
ABRO A PORTA E DE REPENTE ALGUÉM FALA VOLTA COMIGO

MAS SE FOSSE AO CONTRARIO NÉ
E EU QUE QUISESSE CARINHO NÉ
SUA CAMA OU UM CAFUNÉ
VOCÊ SERIA COVARDE NÉ

MAS EU VOU TE EXPLICAR
PORQUE QUE EU NÃO POSSO VOLTAR

AÍ AÍ AÍ
EU TE QUERO MAS MEU CORAÇÃO
NÃO QUER MAIS AÍ AÍ AÍ
ELE TANTO FEZ QUE AGORA TANTO FAZ
CORAÇÃO CONSEGUIU TE ESQUECER
SO FALTA A CABEÇA DURA APRENDER

* Youtube: https://m.youtube.com/watch?v=GUzucH8MTOI&feature=youtu.be
* Streaming: https://orcd.co/noticia


"Table For 2" de Alok vira trilha sonora para viagem do casal João Guilherme e Jade Picon

Shippados por uma legião de fãs, eles escolheram o hit para compartilhar os momentos românticos que viveram na Califórnia

A música "Table For 2" de Alok com participação do cantor Iro tem inspirado diversos casais pelo mundo. Com um clipe protagonizado pelo artista ao lado de sua esposa Romana Novais, a produção sugere uma mesa para dois aos casais apaixonados.

E inspirados nesse convite, o ator João Guilherme (18) e a digital influencer Jade Picon (17) escolheram o hit do DJ brasileiro como trilha sonora dos momentos românticos que viveram em uma viagem para a Califórnia, nos Estados Unidos.

Entre as cenas do teaser compartilhado pelo casal nas redes sociais, eles esbanjaram muito amor e deixaram os fãs ainda mais empolgados. Somados, os dois possuem mais de 20 milhões de seguidores no Instagram.

Ouça agora no Spotify a música "Table For 2": spoti.fi/34euVxW

Confira agora os posts com o teaser feitos pelo casal:

bit.ly/2q4ZeIW

bit.ly/2JBMy2Q

Veja o clipe de "Table For 2": youtu.be/EH6Xkg-UUog

Siga os passos de Alok pelo mundo:

Site oficial: www.aloklive.com.br

Instagram: @alok

Facebook: www.facebook.com/livealok

YouTube: www.youtube.com/user/livealok

Twitter: @alokoficial

Spotify: twixar.me/7bw3

Soundcloud: soundcloud.com/livealok

Deezer: bit.ly/2KmJ7hD

Apple Music: apple.co/2GP7VfZ


Os ideais que iluminaram o meu caminho são a bondade, a beleza e a verdade. Albert Einstein

Com fórmula altamente tecnológica, o ingrediente penetra duas vezes mais profundamente na pele preenchendo linhas e rugas profundas

 

Responsável por promover uma hidratação potente na pele, com consequente preenchimento, não é à toa que o ácido hialurônico tornou-se o item queridinho na rotina de cuidados diários. Pensando nisso, O Boticário por meio do o seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, estudou a fundo o ingrediente, inovou e desenvolveu uma fórmula altamente tecnológica e potente para bases e batons Make B. que garante proteção, prevenção, cobertura e cor para uma pele uniforme e lábios preenchidos.

O segredinho para esse sucesso? A combinação de FPS elevado ao ácido hialurônico vetorizado, um ingrediente altamente tecnológico, que, quando comparado ao ácido hialurônico comum, penetra 2x mais profundamente na pele. Além do poder antioxidante 10x mais eficaz que a vitamina E, também é 13x mais resistente, proporcionando preenchimento duradouro das rugas.

Outra inovação na Base Líquida Protetora Make B. Hyaluronic 70 é a tecnologia prebiótica que ajuda a restaurar os mecanismos de defesa da pele através do reequilíbrio da microflora normal que é perdida durante o processo de envelhecimento ou em situações de estresse. “Com esse equilíbrio reestabelecido pela Base Líquida Protetora Make B. Hyaluronic 70 a pele fica mais protegida e pronta para as adversidades do dia-a-dia”, relata Gustavo Dieamant, gerente de Maquiagem de O Boticário.

 Pele mais lisa e uniforme

Base Líquida Protetora Make B. Hyaluronic 70, disponível em 08 tonalidades, garante uma pele mais lisa e uniforme imediatamente. Com o uso contínuo, após 7 dias é possível ver o preenchimento de linhas e rugas, a prevenção do aparecimento de novas rugas e o aumento da firmeza da pele.

A linha de produtos ainda conta com uma versão sem cor que possui os mesmos benefícios, mas é indicada para quem quer aplicar antes da sua base favorita ou para os dias de no make up.

“Enquanto o ácido hialurônico comum apenas promove hidratação, manutenção da água e viscosidade da pele, a versão de última geração que utilizamos auxilia na proteção contra a desaceleração da produção de colágeno, combate os radicais livres, redução de linhas e rugas, além da melhora na textura da pele”, conta Gustavo Dieamant, gerente de Maquiagem de O Boticário.

Lábios preenchidos e hidratados

Já o Batom Preenchedor Make B. Hyaluronic, com cinco opções de cores, combina tonalidades essenciais do nécessaire ao ingrediente altamente tecnológico que atua diretamente no preenchimento dos vincos nos lábios. Com efeito semi mate, alta cobertura, longa duração e FPS 15, ele possui ação comprovada no aumento do volume labial e hidratação, após 45 dias de uso contínuo.

Ainda sobre o lançamento, o gerente de Maquiagem reforça, “Nossos lançamentos estão repletos de novidades, tecnologia e performance. Os produtos prometem inovar a rotina de make, trazendo ainda mais cuidado para o dia-a-dia dos nossos consumidores”.

A linha já chegou às lojas do Boticário, e-commerce e revendedoras.

 

Sobre O Boticário

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos, unidade de negócios do Grupo Boticário. Inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), a marca tem a maior rede franqueada de cosméticos do país com mais de 3.700 pontos de venda, em 1.750 cidades brasileiras, e mais de 900 franqueados. Presente em 15 países, há mais de 40 anos desenvolve produtos com tecnologia, qualidade e sofisticação – seu portfólio tem mais de 850 itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais.

Comprometido com a beleza das pessoas e do planeta, O Boticário não realiza testes em animais e investe na melhoria contínua de produtos e processos para torná-los cada vez mais sustentáveis. O programa de logística reversa da marca, o Boti Recicla, é um dos maiores do país em pontos de coleta – em todas as lojas os consumidores podem devolver as embalagens vazias, que são encaminhadas para a reciclagem correta. Outro exemplo de cuidado em toda a cadeia é a fábrica de cosméticos de Camaçari (BA), a primeira do segmento a receber o certificado LEED de construção sustentável no Brasil.


Workshop


Discursos, programação litero musical e lançamento cultural na posse da nova mesa diretora da AML

“Temos um programa estruturado para tornar a Academia Mato-Grossense de Letras-AML um espaço plural dentro da sua missão. Será a tradição e a inovação, e estarei comprometida a buscar a união e a harmonia”. Foi o que disse Sueli Batista, que foi eleita a nova presidente da instituição, com mais da metade dos votos dos “imortais”. Ela sabe que serão grandes os desafios da sua gestão. A posse da nova Mesa Diretora e Conselhos Editorial e Fiscal – 2019/2021 será no dia 30 de setembro, 19h30 na Casa Barão.

A instituição, que guarda a memória da intelectualidade mato-grossense, completará 100 anos em 2021, e uma parte importante de seu centenário estará sobre o comando a nova gestão. Sueli Batista que tem como primeira profissão o jornalismo, que exerce em Mato Grosso há mais de 30 anos, disse que em uma retrospectiva histórica, na linha do tempo da Academia Mato-Grossense de Letras, a data de sua fundação é 22 de maio de 1921, porque originou-se das raízes do “Centro Mato-grossense de Letras”.

Além do livro “Pássaro Passará” que colocou a lira de Sueli Batista, em tom maior ganhando voz em CD, executado em importantes rádios, inclusive do eixo-rio São Paulo (hoje encontra-se no acervo do Instituto Memória Musical Brasileira (IMMuB), do Rio de Janeiro, e pode ser ouvido online, pelo endereço https://immub.org/album/passaro-passara), a  presidente eleita  da AML tem uma série de publicações e projetos como memorialista: Memória Resgatada- Um Arsenal Munido de Cultura, com duas edições esgotadas é um deles. Com a sua experiência na área editorial ela irá propor para aprovação dos seus pares,  a produção da coleção Memória Viva & Resgatada  da Centenária AML, como um dos projetos em livro e documentário áudio visual, que estará dentro de um dos cinco pilares, com os quais trabalhará no Programa de Desenvolvimento da  AML-PDA.

O Programa PDA

Sueli disse que criou o PDA para facilitar um trabalho focado e produtivo da nova gestão, todos os integrantes da chapa União e Harmonia, com a qual concorreu a eleição do dia 21 de setembro, consideraram o programa sui generis, e inovador. Serão, portanto, cinco pilares que darão sustentação para todas as ações e projetos da Academia, nos próximos dois anos. “Eles são todos interligados e alinhados”, disse Sueli, explicando quais serão os pilares: No Pilar 1, Administração e Finanças; no 2, Produções em níveis  institucional e acadêmica; no 3- Projetos e Parcerias, no 4, Eventos e Intercâmbios, e no 5,  Comunicação e Marketing.

Sueli Batista é a terceira mulher a ocupar a presidência da instituição, e chega com a experiência de já ter sido diretora secretariando os trabalhos da casa nas gestões de Marília Figueiredo e Sebastião Carlos Gomes de Carvalho. Nilza Queiroz que foi a primeira presidente da AML faz parte da nova mesa diretora.

Integram a nova mesa diretora: Sueli Batista dos Santos (presidente), José Cidalino Carrara (1° vice-presidente); Moisés Mendes Martins Júnior (2º vice-presidente); Valério Oliveira Mazzuoli (1º secretário); Luiz Orione Neto (segundo secretário); Nilza Queiroz Freire (1ª tesoureira); Odoni Gröhs (2ºtesoureiro). Integram o Conselho Editorial: Amini Haddad Campos, José Ferreira de Freitas e Sebastião Carlos Gomes de Carvalho. São integrantes do Conselho Fiscal: Ubiratã Nascentes Alves; Tertuliano Amarilha e Yasmin Jamil Nadaf.

Programação com musica e lançamento

A posse da nova Mesa Diretora e Conselhos não será apenas os discursos que dará o tom. Será uma ebulição cultural, com apresentações litero musicais, já confirmados Pescuma, Moisés Martins (que será empossado como o 2º vice-presidente da AML), integrantes do Trio Brasilis, com a cantora Deize Águena e o violonista Rusivel de Jesus, a cantora Áurea Maria e  instrumentistas do Projeto Ciranda.

Ocorrerá logo após a posse, o descerramento da foto do presidente Sebastião Carlos Gomes de Carvalho na galeria de ex-presidentes, e o lançamento da edição 98, da Revista da Academia, que na realidade é uma obra de 342 páginas, com capa de Moacyr Freitas, arquiteto, historiador, desenhista.  A primeira revista da Academia foi publicada em janeiro de 1933, segundo informou, no editorial, Sebastião Carlos Gomes de Carvalho, para apresentação da  obra que ele  cuidou de todos os detalhes, contemplando estudos,ficção,poesia,  tribuna acadêmica. Na última parte nomes e breves currículos dos acadêmicos, eventos e agradecimentos. “Sonhos compartilhados ao longo de quase um século e que, cada número desta Revista da Academia Mato-Grossense de Letras, partilhamos com as gerações presentes e futuras da sociedade mato-grossense”, destaca o presidente e editor.

“Tivemos oito dias para elaborarmos a programação da posse devido o presidente atual já ter programado longa viagem, mas garanto que ela terá a importância e a representatividade que cada letra merece”, disse Sueli, deixando claro que hoje a velocidade nos obriga a maior movimentação e quem vive da intelectualidade tem pressa.

Perfil

Sueli Batista é atuante no jornalismo, nas produções editoriais, no ramo empresarial,  nas  pesquisas memorialísticas,e no  terceiro setor e políticas públicas. Na área profissional instalou todo sistema de Comunicação da Fecomércio/Sesc e Senac, onde atuou por cerca de 30 anos; como empreendedora fundou a Studio Press Comunicação em 1988; o Jornal Rosa Choque, primeira publicação a entrar na Internet em Mato Grosso, em 1997;  o Instituto EcoGente de Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social, em 2010; como empreendedora social, fundou, em 2001, um dos braços de uma das mais respeitadas ONG Feminina Internacional, que tem inclusive assento na ONU, a Business Professional Women – Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais- BPW Cuiabá, da qual chegou a ser presidente da Federação BPW Brasil e vice-coordenadora da BPW  na América Latina. Há três anos atua também como Coach, Master Coach e especialista em Psicologia Positiva, formada em uma das mais renomadas escolas do país em Coaching, o IBC. Já ministrou palestras na Ásia, Europa e na América Latina, e tem prêmios local, nacional e internacional, com importantes chancelas.

 


Instituições de Mato Grosso oferecem visitas guiadas, oficinas, novas exposições e ações educativas

De 23 a 29 de setembro ocorre a 13ª Primavera dos Museus, temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Nesta edição, museus de todo o país oferecem ao público atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas e exibição de filmes.

Entre os museus de Cuiabá, o Museu de Arte Sacra de Mato Grosso e o Museu de História Natural Casa Dom Aquino oferecem visitas monitoradas, oficinas, novas exposições e ações educativas.

Este ano, o tema “Museus por dentro, por dentro dos museus” propõe fortalecer a relação entre públicos e museu a partir da ótica da preservação enquanto ato compartilhado entre o cidadão e o seu bem cultural.

“A Primavera dos Museus destaca um bom momento voltado a valorização dos nossos espaços museológicos. A ideia é estimular um maior engajamento da comunidade com essas instituições ao explorar os aspectos do cotidiano museológico”, aponta Allan Kardec, secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso.

Programação

Museu De Arte Sacra De Mato Grosso

Endereço: Praça do Seminário, 239, Dom Aquino

Museuartesacramt@Gmail.Com

(65) 3056-1373 (65) 9840-99629

Horário de funcionamento: quarta-feira a domingo, das 9h às 17h

15/09/2019 a 30/09/2019 – 09h às 17h

Visita Mediada - Exposição "Complexo: Seminário Nossa Senhora Da Conceição, Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho e Rádio Difusora do Bom Jesus De Cuiabá".

15/09/2019 a 30/09/2019 – 09h às 17h

Visita Mediada - Exposição "Antiga Igreja do Senhor Bom Jesus De Cuiabá Demolida em 1968: Uma Viagem ao Passado".

19/09/2019 a 30/09/2019 – 09h às 17h

Visita Mediada - Exposição de Longa Duração "Ilustre Morador: Dom Francisco De Aquino Corrêa".

19/09/2019 a 30/09/2019 – 10h às 17h

Oficina - Oficina de modelagem com argila para crianças e adolescentes sobre a percepção do circuito expositivo apresentado na mediação.

19/09/2019 A 30/09/2019 – 10h às 17h

Oficina - Descobrindo o Museu - Permite que crianças e adolescentes desenhem, com ajuda dos mediadores, um mapa do Museu com seus ambientes expositivos e conteúdos abordados na mediação.

Museu de História Natural de Mato Grosso Casa Dom Aquino

Endereço: Manoel Jose De Arruda, 2000 - Jardim Europa

casadomaquinomuseu@gmail.com

(65) 3634-4858

Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, das 9h às 18h

24/08/2019 a 24/09/2019 – 14h às 15h

Visita Mediada - Conhecendo a reserva técnica do Museu.

23/09/2019 a 29/09/2019 – 08h às 18h

Ação Educativa - Visita mediada à exposição museológica.

23/09/2019 a 29/09/2019 – 08h às 18h

Exposição - "Amigos da Cerâmica - Patrimônio Cultural Imaterial".

23/09/2019 a 29/09/2019 – 08h às 18h

Exposição - "Mascaras Sagradas Waura".

25/09/2019 a 25/09/2019 – 08h às 11h

Oficina - Catalogação e higienização de acervo arqueológico.

 

 

Botipromo oferece descontos imperdíveis para arrasar em qualquer ocasião

Marca coloca mais de 150 itens em promoção, incluindo clássicos como Floratta, Make B., Malbec, entre outros

 

A nova edição da Botipromo traz descontos imperdíveis para quem quer reabastecer a nécessaire e garantir produtos ideais para cumprir a rotina diária de beleza e bem-estar. Entre os dias 2 a 29 de setembro, O Boticário realiza uma promoção com descontos de até 40% em mais de 150 itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais. Dá para se produzir para todas as ocasiões, dos compromissos com a família e colegas de trabalho, aquele show de rock badalado ou investir nos momentos de relaxamento e autocuidado.

Para encantar e espalhar amor em forma de fragrância, a sugestão é apostar no Floratta Red, uma combinação de flores e frutas das exclusivas macieiras de Vermont. Outra dica para curtir compromissos durante o dia é a família de splashes Dream, com grande uma diversidade olfativa e opções que vão desde o floral amadeirado, com Amor no Ar, a oriental gourmand, presente no Céu de Baunilha. 

 

As peles estarão bem cuidadas com as opções de cremes acetinados da linha Lily, que traduz com fidelidade as melhores de notas de lírios; My Lily, com o acorde verde de Narciso, flor de origem dos campos verdes da França; e Love Lily, que possui a essência perfeita trazendo a combinação do lírio com a Grand Rose, uma alquimia entre rosas da França, Turquia e Bulgária. Outra opção é o Botica 214 com fragrância deliciosa de Peônia e Apricot.

 

Quem quer apostar em produções para arrasar, a marca traz as opções Make B, como o batom cremoso Revolution Red e a Máscara de Cílios Postiços Ultra Black HD.  Outra opção bastante desejada são os Batons Stick da Make B.

 

Os descontos serão válidos em todas as lojas da marca, revendedoras e no e-commerce (www.boticario.com.br). 

 

*Promoção não cumulativa e válida de 02/09/2019 a 29/09/2019 ou enquanto durarem os estoques.

 

Serviço: 

 

 

Floratta Red Des. Colônia, 75ml 

Preço: de R$ 99,90 por R$ 79,90 

 

 

Splash Dream Colônia Céu de Baunilha, 200ml 

Preço: de R$ 66,90 por R$ 52,90

 

 

Splash Dream Amor no Ar, 200ml 

Preço: de R$ 66,90 por R$ 52,90 

 

 

My Lily Creme Acetinado Desodorante Hidratante

Preço: de R$ 89,90 por R$ 62,90

 

 

Lily Creme Acetinado Desodorante Corporal Hidratante

Sul, Sudeste e Centro-Oeste : De R$ 89,90 por R$ 75,90
Norte e Nordeste: De R$ 89,90 por R$ 71,90

 

 

Botica 214 Creme Acetinado Hidratante Corporal Violeta e Sândalo, 250g

Sul, Sudeste e Centro-Oeste : De R$ 59,90 por R$ 50,90
Norte e Nordeste: De R$ 59,90 por R$ 47,90

 

 

Love Lily Creme Acetinado Desodorante Hidratante Corporal, 250g

Sul, Sudeste e Centro-Oeste : De R$ 89,90 por R$ 75,90
Norte e Nordeste: De R$ 89,90 por R$ 71,90

 

 

Batom Stick Make B.

Preço: de R$49,90 por R$29,90

 

 

Make B. Batom Cremoso Revolution Red, 3,6g

Preço: de R$39,90 por R$31,90

 

 

Make B. Máscara Cílios Postiços Ultra Black HB

Preço: de R$76,90 por R$61,50

 

 

 

Sobre O Boticário   

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos, unidade de negócios do Grupo Boticário. Inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), a marca tem a maior rede franqueada de cosméticos do país com mais de 3.700 pontos de venda, em 1.750 cidades brasileiras, e mais de 900 franqueados. Presente em 15 países, há mais de 40 anos desenvolve produtos com tecnologia, qualidade e sofisticação – seu portfólio tem mais de 850 itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais. Comprometido com a beleza das pessoas e do planeta, O Boticário não realiza testes em animais e investe na melhoria contínua de produtos e processos para torná-los cada vez mais sustentáveis. O programa de logística reversa da marca, o Boti Recicla, é um dos maiores do país em pontos de coleta – em todas as lojas os consumidores podem devolver as embalagens vazias, que são encaminhadas para a reciclagem correta. Outro exemplo de cuidado em toda a cadeia é a fábrica de cosméticos de Camaçari (BA), a primeira do segmento a receber o certificado LEED de construção sustentável no Brasil. 


Grupo Flor Ribeirinha amplia espaço de atendimento à comunidade

O recurso arrecadado com as doações de clientes da rede Supermercado Comper, através do Troco Solidário, promoveu uma revolução na estrutura do projeto que é referência internacional da cultura mato-grossense.

 

 

A reforma promovida pelo projeto Troco Solidário no Quintal Domingas - do Grupo Flor Ribeirinha - trouxe inúmeros benefícios à comunidade São Gonçalo Beira Rio, em Cuiabá. De 30 crianças, o projeto sociocultural Semente Ribeirinha hoje atende 100 meninos e meninas que participam de atividades, como artesanato em cerâmica, dança do siriri e música regional. 

 

Durante apresentação do espetáculo Mato Grosso Dançando o Brasil, no último fim de semana (31.08 e 01.09), Domingas Leonor da Silva, explicou que com os recursos doados pelo projeto Troco Solidário foi possível fazer inúmeras melhorias na infraestrutura do local, garantindo maior acessibilidade e conforto aos participantes. 

 

“Não tínhamos um espaço muito ampliado, por isso nosso atendimento às crianças era limitado. Esse foi o primeiro impacto da mudança. Também havia problemas com o encanamento e com o piso, onde crianças e dançarinos costumavam se machucar, outro ponto importante totalmente resolvido”, destacou Dona Domingas.

 

A matriarca e coordenadora do projeto frisou que a quadra estava toda quebrada, o que já gerou vários acidentes com as crianças, que geralmente machucavam o pé ou se cortavam com pedaços de tijolo ou cerâmica. “Esse dinheiro que veio para nós foi muito bom, só temos a agradecer a Deus e a todos pela confiança e carinho”.

 

Para Avinner Augusto, diretor artístico, a participação no Troco Solidário potencializou as atividades do Grupo, já que foram acrescentados ensaios aos sábados. “Somos gratos por este reconhecimento dos gestores, funcionários e operadores de caixa do Comper, além dos clientes. Graças a esse empenho de vocês estamos celebrando nosso primeiro espetáculo no novo espaço”. 

 

Em maio do ano passado, o Grupo Flor Ribeirinha recebeu da rede de Supermercados Comper (Grupo Pereira) a doação de R$ 49.924,89 do Projeto Troco Solidário, uma iniciativa realizada há 11 anos pela empresa. O valor foi arrecadado entre 1º de março e 30 de abril de 2018. O grupo pleiteava este benefício há cerca de três anos e foi incluído devido o trabalho que tem realizado pela cultura mato-grossense.

 

A coordenadora de Eventos do Comper, Lídia Pachori, disse que inúmeras melhorias foram possíveis com esse recurso, entre elas, cimentar a quadra onde são feitos os ensaios, algo que demandou aproximadamente R$ 16 mil em investimentos. Foram construídos também um escritório, uma lavanderia, para cuidar especialmente das roupas dos integrantes do grupo, e os banheiros feminino e masculino.  Ela contou que o  projeto funciona da seguinte maneira: “a cada ano, são selecionados no mês de novembro seis instituições para participar da próxima campanha. Neste ano, já estamos recebendo os projetos e vamos visitá-las para fazer a seleção. A cada dois meses, dentro do Comper, fazemos a renovação da entidade beneficiada”.

 

Lídia pontuou que mesmo o Grupo Flor Ribeirinha não participando novamente do projeto, é possível contribuir paralelamente com situações pontuais. “Essa parceria nunca acaba e isso funciona com as demais instituições também”.

 

A mobilização da população é fundamental para que o projeto seja mantido pela empresa que vem se fortalecendo ao longo de mais de uma década. Mesmo em um momento de crise as pessoas são solidárias. “O povo cuiabano gosta muito de ajudar, nós sempre nos surpreendemos positivamente. É importante destacar o impacto social da ação, por isso fazemos questão de prestar contas e dar transparência ao processo”, finalizou. 

O Troco Solidário existe há 11 anos e trata-se da doação que os clientes fazem de qualquer valor que pode ser feita em dinheiro e também através dos cartões de crédito e de débito em todos os supermercados Comper de Cuiabá e Várzea Grande.

 

Grupo Flor Ribeirinha

 

A instituição foi idealizada por dona Domingas Leonor, em 27 de julho de 1993, na comunidade de São Gonçalo Beira Rio, na Capital de Mato Grosso, e tem trabalhado fortemente com o Siriri - dança típica mato-grossense. Tem realizado várias apresentações internacionais e no ano passado foi o vencedor do Festival Internacional de Arte e Cultura, realizado em Istambul, na Turquia, com o espetáculo "Mato Grosso Dançando o Brasil".

 


Adriana Sanchez apresenta o novo single “Seu Retrato”

Quem nunca teve uma caixa guardada e esquecida no fundo do armário cheia de objetos e recordações? É abrindo uma caixa de lembranças como essa que a cantora e compositora Adriana Sanchez apresenta o videoclipe da mais nova canção, "Seu Retrato".

 

Nas cenas, a artista, que é internacionalmente conhecida como uma das melhores sanfoneiras brasileiras da atualidade, aparece tocando piano, enquanto admira alguns itens que encontra na velha caixa, entre os quais está a foto de um antigo amor. A produção audiovisual, que tem um final inesperado, é da Panda Play e pode ser conferida em: https://www.youtube.com/watch?v=WZR93CobZUc.

 

Escrita por Adriana Sanchez e Alexandre Lemos, com produção musical de Bosco Fonseca, o single já está disponível também nas plataformas digitais (Deezer, Spotify, Napster e Apple Music).

Letra: SEU RETRATO

(ADRIANA SANCHEZ / ALEXANDRE LEMOS)

PASSADO NÃO SE APAGA NÃO EXISTE ESSA BORRACHA

É NELE QUE O PRESENTE SE RESSENTE E SE EMCAIXA

EU TAVA PROCURANDO UM PALALHETA E UMA TARRACHA

E ACHEI O SEU RETRATO NUMA CAIXA

E ACHEI O SEU RETRATO

 

FIQUEI ALI OLHANDO A SUA CARA NOVAMENTE

O TEMPO JÁ PASSOU “CÊ” DEVE ESTRA BEM DIFERENTE

FAZIA MUITO TEMPO EU NÃO PENSAVA MAIS NA GENTE

E ACHEI O SEU RETRATO DE REPENTE

E ACHEI O SEU RETRATO DE REPENTE

 

ME DEU CURIOSIDADE DE SABER DA SUA VIDA

MAS NÃO ME DEU VONTADE DE LIGAR PRÁ PERGUNTAR

EU TENHO PELA FRENTE UMA ESTRADA TÃO CUMPRIDA

NÃO DÁ PRÁ ME ATRASAR, NÃO DÁ

 

LEMBREI DE QUASE TUDO QUE NÓS NÃO FIZEMOS

ME PERGUNTEI SE HAVIA ALGUM SENTIDO EM ME LEMBRAR

SE AFINAL DE CONTAS FOMOS NÓS QUE NÃO QUISEMOS

MELHOR DEIXAR PRÁ LÁ

 

PASSADO NÃO SE APAGA E RESSUCITA A TODA HORA

MAS ISSO TAMBÉM PASSA, O FUTURO NÃO DEMORA

EU TAVA PROCURANDO UMA SAÍDA E BEM AGORA

ACHEI O SEU RETRATO E JOGUEI FORA

 

Sobre Adriana Sanchez:

 

Cantora e sanfoneira, Adriana Sanchez apresenta o projeto “Salve Lua – Tributo a Luiz Gonzaga”.  A artista, que lidera a banda Barra da Saia, é uma sanfoneira de mão cheia. Neste trabalho, faz releituras dos clássicos do Rei do Baião, trazendo suas influências e personalidade. Para isso, usa pedais e loops nas sanfonas, misturando em alguns momentos batidas eletrônicas, samplers e o toque tradicional da sanfona. Em 2019, está apresentando singles autorais: “Deixa eu te Namorar” e “Seu Retrato” (em parceria com Alexandre Lemos) e “Morrendo de Saudade” que assina com Bosco Fonseca. “Deixa eu te namorar” traz um vídeo em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) com participação de Filipe Castro e Fabiano (tradutor de Libras).

 

Para saber mais, acesse:
Site: www.adrianasanchez.com.br 
Instagram: @adrianasanchezoficial
Facebook: www.facebook.com/adrianasanchezoficial


Grupo Matos é premiado pela quarta vez como uma das melhores franquias do Boticário no país

Grupo Matos é premiado pela quarta vez como uma das melhores franquias do Boticário no país

 

O Grupo Matos recebeu o primeiro IAF Excelência em Gestão de Franquias em 2007 e depois em 2013, 2017 e 2019

 

    O Grupo Matos – franquia da marca o Boticário em Cuiabá e Várzea Grande, recebeu pela quarta vez o Prêmio IAF Excelência em Gestão de Franquias, que aconteceu durante a Convenção Nacional de Franqueados da marca, realizada  em Campinas-SP.

 A presidente do Grupo Matos Dalva Ferraz disse, emocionada, que a entrega do seu legado vem com esse reconhecimento e ressaltou o trabalho dos colaboradores. “A equipe que temos é mil, tenho muita gratidão pelo amor e comprometimento de cada um deles”.

O diretor Executivo da empresa Daniel Matos disse que são analisadas várias frentes de ação. “É um grande orgulho receber o prêmio, porque coroa todo o trabalho que fazemos e mostra que está sendo muito bem feito. O prêmio é de todos os colaboradores que acreditam que a beleza transforma”, enfatizou.

O Grupo Matos esta no mercado há 39 anos com 20 lojas da marca O Boticário, uma Central de Atendimento ao Revendedor, aproximadamente 280 funcionários e nos próximos meses ocorrerá mais uma expansão com a inauguração de uma loja da marca e uma Central de Atendimento ao Revendedor. O Grupo Matos atende também sete municípios da baixada cuiabana.

   A empresa construiu sua imagem com trabalho de qualidade, sempre atenta às transformações da sociedade e as exigências do mercado.  Investe na qualificação de seus colaboradores, em comunicação corporativa e em ações de responsabilidade social e ambiental. Isso por entender que o varejo precisa ter uma atitude aliada ao comportamento e necessidades da sociedade, ou seja, fazer parte dela, integrada com os sonhos e realizações, indo sempre além da beleza. “Para a empresa, vender beleza é vender sonhos e possibilitar qualidade de vida aos seus clientes e colaboradores. Relação que evolui dia-a-dia com a sociedade” finaliza Daniel. .

O prêmio IAF é uma ferramenta interna de monitoramento e reconhecimento das melhores práticas de gestão mantidas pelo Boticário. A franqueadora avalia todos os grupos de franquias da marca e elege os parceiros com melhor desempenho, sob os pilares de resultados, padrão e processos. O Grupo Matos recebeu o primeiro IAF em 2007 e depois em 2013, 2017 e 2019.

 

Sobre O Boticário

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos, unidade de negócios do Grupo Boticário. Inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), a marca tem a maior rede franqueada de cosméticos do país com mais de 3.700 pontos de venda, em 1.750 cidades brasileiras, e mais de 900 franqueados. Presente em 15 países, há mais de 40 anos desenvolve produtos com tecnologia, qualidade e sofisticação – seu portfólio tem mais de 850 itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais.

Comprometido com a beleza das pessoas e do planeta, O Boticário não realiza testes em animais e investe na melhoria contínua de produtos e processos para torná-los cada vez mais sustentáveis. O programa de logística reversa da marca, o Boti Recicla, é um dos maiores do país em pontos de coleta – em todas as lojas os consumidores podem devolver as embalagens vazias, que são encaminhadas para a reciclagem correta. Outro exemplo de cuidado em toda a cadeia é a fábrica de cosméticos de Camaçari (BA), a primeira do segmento a receber o certificado LEED de construção sustentável no Brasil. 


Ricardo dos Anjos e O Boticário separam dicas para recuperar os cabelos pós férias

Com a linha Match o seu cronograma capilar fica completo

 

Finalmente tivemos o break mais que merecido, as férias de julho. Mais do que uma câmera repleta de cliques incríveis dos lugares visitados, nós sabemos que após esse período, os seus cabelos podem ter sofrido com a exposição exagerada de sol e a combinação inevitável de mar e piscina ou ainda ao frio intenso em algumas regiões do país. Para te ajudar a manter os cabelos saudáveis, apesar desses excessos, conversamos com Ricardo dos Anjos, expert em cabelos, que reuniu dicas incríveis para um cronograma capilar poderoso.

- O cronograma capilar é composto por uma sequência de etapas que incluem nutrição, hidratação e reconstrução dos cabelos. Quais as diferenças?

“A nutrição ajuda a manter as cutículas dos cabelos alinhadas e fechadas, impedindo a perda de hidratação. Ela protege os fios da ação dos agentes externos, como o calor e o cloro, por exemplo. A hidratação, por sua vez, é que permite os fios terem uma elasticidade e maciez, uma vez que faz com que a água fique dentro do córtex capilar. Já a reconstrução é responsável por repor as proteínas de fios que perderam massa, seja por excesso de processos químicos ou agentes externos.”

- Então existe um cronograma padrão que funciona para todo mundo?

“Antes de começar o cronograma, é importante compreender o que seu cabelo está precisando mais, porque cada etapa tem um objetivo e a ordem de uso dos produtos pode te ajudar a solucionar esses probleminhas.”

- Mas como descobrir exatamente o que os nossos fios estão precisando?

“Ele está embaraçando demais, com fios arrepiados e sem brilho? Então aqui o caso é acrescentar mais etapas de nutrição. Agora se os fios estão sem movimento, com sensação de áspero, a parte de hidratação é que precisa ser intensificada.  Se você sente que os fios estão quebradiços, e inclusive passaram por alguma química pesada, é o momento de investir na reconstrução.”

- Então quais produtos são os melhores amigos de cada etapa?

HIDRATAÇÃO – Match Fonte da Hidratação, a linha traz máxima concentração de óleo de coco puro. Ela conta com Shampoo, Condicionador, Máscara e Co Wash. Ajuda a prevenir as pontas duplas, combate o ressecamento e ainda forma uma película protetora que sela as cutículas.

NUTRIÇÃO – Match Fonte da Nutrição, linha com ácido hialurônico e blend de óleos nutritivos. A linha conta com Shampoo, Máscara, Condicionador, Leave-in e Óleo, além do fato dos produtos serem específicos para cada tipo de fio, seja ele fino ou grosso, garantindo a melhor performance e entrega de resultados que tenham match com a sua necessidade.

RECONSTRUÇÃO – Match SOS Reconstrução com uma supertecnologia de direcionamento inteligente de aminoácidos e proteínas, repara os danos na fibra capilar. Composta por Shampoo, Condicionador, Máscara, Spray de Proteína e óleo reconstrutor, a linha repara os fios severamente danificados.”

- Entendi, e agora como eu me organizo para cada etapa?

“É importante respeitar o intervalo de 48hrs entre cada procedimento, então a dica aqui é realmente montar uma agenda com pelo menos um mês para você ver como o seu cabelo responde e então fazer as devidas alterações para um cronograma personalizado para o seu objetivo.”

Agora é só confiar, Match é a linha expert para cabelos que conta com produtos que vão te ajudar na missão de manter os fios sempre lindos. Vem com a gente que você vai fazer as pazes com os seus cabelos.

 

Sobre O Boticário

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos, unidade de negócios do Grupo Boticário. Inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), a marca tem a maior rede franqueada de cosméticos do país com mais de 3.700 pontos de venda, em 1.750 cidades brasileiras, e mais de 900 franqueados. Presente em 15 países, há mais de 40 anos desenvolve produtos com tecnologia, qualidade e sofisticação – seu portfólio tem mais de 850 itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais.

Comprometido com a beleza das pessoas e do planeta, O Boticário não realiza testes em animais e investe na melhoria contínua de produtos e processos para torná-los cada vez mais sustentáveis. O programa de logística reversa da marca, o Boti Recicla, é um dos maiores do país em pontos de coleta – em todas as lojas os consumidores podem devolver as embalagens vazias, que são encaminhadas para a reciclagem correta. Outro exemplo de cuidado em toda a cadeia é a fábrica de cosméticos de Camaçari (BA), a primeira do segmento a receber o certificado LEED de construção sustentável no Brasil.


Independência é o tema da nova campanha da Tele Sena

Edição tem comerciais protagonizados pela apresentadora Eliana. Nas premiações, o destaque é o retorno do prêmio "Todo Dia", com 50 prêmios diários de R$ 1 mil -.

Julho, 2019 – Com o tema "Independência", a Liderança Capitalização (empresa pertencente ao Grupo Silvio Santos) apresenta a nova campanha da Tele Sena, que estará à venda a partir de 29 de julho nas Casas Lotéricas e agências dos Correios de todo o Brasil, trazendo mais de R$ 4 milhões em prêmios. Sempre inovando, o título tem nesta edição o sorteio diário de R$ 1 mil no "Prêmio Todo Dia".

A nova premiação terá 34 sorteios que acontecerão no período de 29 de julho a 31 de agosto. Todos os dias será sorteada uma "Combinação da Sorte" composta por uma letra de "A" a "N" (incluindo a letra "K") e uma sequência de quatro números de 0 a 9. Ganharão o prêmio aqueles que tiverem a "Combinação da Sorte" sorteada impressa na cartela. "Quando a vida dificultar, temos que ter muitos motivos para acreditar que vai dar certo! É por isso que a Tele Sena está proporcionando 50 motivos para acreditar", comenta a apresentadora Eliana, que pela quarta vez é a escolhida para protagonizar os comerciais da marca. Nesta campanha, a artista aparece em filmes criados em computação gráfica produzidos pela 511 Filmes com a direção de Fernando Bianchi.

Além do "Prêmio Todo Dia", os clientes da Tele Sena têm a oportunidade de conquistarem até R$ 700 mil acertando "Mais Pontos" e até R$ 500 mil marcando "Menos Pontos" no quadro de "Mais e Menos Pontos". Já com o quadro da "Tele Sena Completa", com sorteio único em 01/09/2019, o prêmio é de até R$ 600 mil para quem completar os 20 pontos. Outra premiação que promete agitar o público é o "Ganhe Já" que está com os seguintes prêmios instantâneos: Casa, Carro, Salário Extra em Dobro, Pagamento de Dívidas, 2 Anos de Supermercado, Vale Compras e 10 Mil Reais. O título poderá ser resgatado a partir de 29/07/2020.

Com a nova Tele Sena de Independência é possível concorrer ainda a um smartphone, uma smart TV 4K e a um convite para conhecer os estúdios do SBT, além de um kit contendo bonés, camisetas e chaveiros. Todos esses prêmios fazem parte da promoção "Um Sonho de Cadastro". Para participar, basta entrar no site www.telesena.com.br e cadastrar o título para receber três "Combinações Numéricas", com as quais é possível concorrer às premiações.

A criação desta campanha da Tele Sena de Independência 2019 é do Departamento de Propaganda e Marketing da Liderança Capitalização, com aprovação de Tadeu Lima, Diretor Comercial/Marketing e estará à venda de 29 de julho a 01 de setembro por R$ 10,00.

Para saber mais, acesse: www.telesena.com.br

Curta no Facebook: www.facebook.com/telesena
Instagram: www.instagram.com/telesena
Twitter: www.twitter.com/telesenaoficial
YouTube: www.youtube.com/telesenaoficial

 

 

 

 


Alok tocará em três palcos diferentes no Tomorrowland Bélgica

Artista brasileiro é o único a conquistar o feito e transmitirá a apresentação ao vivo em suas redes sociais

O segundo semestre de 2019 já começou a todo o vapor e Alok vai se apresentar novamente no Tomorrowland Bélgica, principal festival de música eletrônica do planeta.

Desta vez, serão três apresentações em diferentes palcos e contarão com a transmissão ao vivo no canal oficial do evento e em suas redes sociais a partir das 12h30 (Brasília) do dia 19 de julho.

As apresentações acontecerão nos dias 19 de julho no Main Stage (Palco Show Timetable), 21 de julho no Nervonation Stage (Palco Youphoria) e 26 de julho na Heldeep (Palco L'orangerie).

"Toda vez que eu toco no Tomorrowland a ansiedade vem com a satisfação, gerando um sentimento único de agradecimento a todos que confiaram no meu trabalho. Ver isso acontecer só confirma que estou no caminho certo", convida Alok.

Vale ressaltar que Alok é o único brasileiro a alcançar a marca de 13º melhor DJ do mundo e que, atualmente, está em campanha para subir de posição no TOP 100 da DJ Mag, maior e mais conceituado ranking da cena eletrônica mundial. As votações podem ser feitas através do link:bit.ly/votealok2019.


Siga os passos de Alok pelo mundo:

Site oficial: www.aloklive.com.br

Instagram: @alok

Facebook: www.facebook.com/livealok

YouTube: www.youtube.com/user/livealok

Spotify: twixar.me/7bw3

Soundcload: soundcloud.com/livealok

 

 

 


Somos mulheres, negras , quilombolas e empoderadas

 

 

Portas e portais de Tereza: Pelo mundo das artes nas andanças da história, de nossa terra e de nossa gente 

Nos rebusquemos na Ancestralidae e eis que surgem imagens, cheiro e cor! Sim cheiro ... Da tinta que aguça o rememorar e o recontar de uma história não dispostas nos livros, mas sentida do vivenciar de uma mulher que atribuía com a alegria o senso de labutar de forma cooperada. Gilda, nossa artista, nos desvela um mundo de Terezas, com suas cores, com suas interpretações acerca da historicidade, silenciamentos materializados em suas telas.

 Essa essência do colaborar, e do cooperar é presente na vida da artista, porque suas exposições conjuntas e de caráter militante traz no bojo de seus delíneos práxis da nossa ícone Tereza de Benguela.

 Professora, artista e com o afã de orientar no desvelar quanto as discriminações e preconceitos, Gilda lança mão da arte para representar as religiosidades de matriz africana, com respeito e pesquisa acerca da temática. Talvez um dos temas cujo o gargalo a ser enfrentado no processo educacional e social seja um dos mais perversos! Mas com a maestria do pincel, e com a vontade de possibilitar a sociedade acessar outros portais, sua pintura encanta pelo traçado inovador, não de estilo do ato de pintar, mas do ato de imprimir releituras outras sobre o mundo feminino, sobre a negritude, e a história.

 Psiuuu... silêncio... vamos apreciar agora os gritos, as falas que estão impressas e expressas nas telas por meio das iconografias Gildinianas que atravessa portas e portais para descreve o mundo da negritude e de muitas Terezas. 

Axé!

 Silviane Ramos


Professor e historiador Leandro Karnal fará a palestra de abertura do III Seminário Educação Básica

Com o tema Integrando Saberes, o seminário que será realizado no dia 29 de julho, é considerado um dos maiores eventos de formação da rede de Ensino de Cuiabá

MARIA BARBANT 

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza de 29 a 31 de julho, no Hotel Fazenda Mato Grosso, o III Seminário Educação Básica como Direito da Rede Municipal de Educação de Cuiabá: Integrando Saberes. 

O seminário é destinado aos profissionais da rede pública municipal de Educação, entre eles professores da Educação Básica, Equipes Gestoras, Técnicos em Desenvolvimento Infantil (TDI) e Técnicos de Apoio das unidades educacionais, além de Gestores e Assessores da Secretaria de Educação. A palestra de abertura do seminário será proferida pelo professor, filósofo e historiador Leandro Karnal com o tema, ‘A Escola Contemporânea e os desafios da humanização dos conhecimentos”. 

A secretária–adjunta de Educação, Edilene de Souza Machado, disse que o seminário se caracteriza como um importante espaço formativo para os educadores. “Nosso foco principal é reafirmar a Educação Básica como um direito humano. Nesta edição do seminário, queremos contribuir para o aprofundamento e as reflexões sobre as questões ligadas ao processo educativo, na construção de uma escola pública de qualidade, democrática e inclusiva. Ao mesmo tempo, estaremos oportunizando aos profissionais da Educação, um espaço de socialização das práticas e vivencias pedagógicas exitosas, realizadas pelas unidades educacionais e seus professores”, salientou Edilene Machado.

O III Seminário Educação Básica como Direito: Integrando Saberes contará com a participação de pesquisadores e palestrantes de renome no mundo acadêmico, produções e discussões envolvendo temas da atualidade como a Infância, Currículo, Cultura e Conhecimento, Democracia, Inclusão e Formação Humana, entre outros, e a participação ativa dos profissionais da rede que estarão apresentando experiências decorrentes de sua ação pedagógica.

Para o secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira o seminário é um fórum riquíssimo de debates sobre as práticas pedagógicas. Ele lembrou que as unidades educacionais tem um papel fundamental na garantia dos direitos humanos e na formação dos futuros cidadãos cuiabanos. “Desde que o prefeito Emanuel Pinheiro assumiu a gestão do Município, temos superado grandes desafios e também avançado de maneira consistente. Mas, temos a consciência de que todos os dias enfrentamos o desafio posto pela contemporaneidade à Educação, que é o de garantir o direito humano, universal, social e inalienável à Educação. Compreender e realizar essa Educação, inclusiva, integral e humanizada é potencializar o ser humano como cidadão pleno”, destacou Alex Vieira Passos.

Programação

A programação do III Seminário Educação Básica como Direito está organizada em palestras, mesas redondas, grupos de trabalho, relatos de experiências, sessões de pôsteres e oficinas.

As palestras contarão com um professor debatedor que conduzirá a mesa de trabalho. Os grupos de trabalho (GTs) e oficinas serão organizados por temáticas, com vagas limitadas. A sessão de pôsteres terá a presença de pelo menos um dos autores para apresentar a pesquisa ou experiência, e dialogar com os participantes.

A expectativa dos organizadores é de que com a realização do seminário ocorra um aprofundamento da compreensão dos temas tratados e que isso traga resultados positivos na implementação da Política Educacional da rede municipal de Cuiabá, garantindo assim o direito à Educação de qualidade aos cerca de 52 mil estudantes da rede.

O evento é realizado pela Secretaria Adjunta de Educação, Diretoria Geral de Gestão Educacional, Diretoria de Ensino e as coordenadorias de Organização Curricular, Formação, Gestão e Legislação e de Programas e Projetos.

Confira a Programação do III Seminário Educação Básica como Direito – Integrando Saberes

Data: 29 a 31/07

Local: Hotel Fazenda Mato Grosso

 

Dia 29/07

 

Matutino

07:30 h – Credenciamento

08:30 h – Abertura oficial do evento

09:00 h – Apresentação cultural

09:30 h – Palestra Magna 1 – ‘A Escola Contemporânea e os desafios da humanização dos conhecimentos’ – Palestrante: Prof. Dr. Leandro Karnal

 

Vespertino

13:00 h – Credenciamento

13:30 h – Apresentação cultural

14:00 h – Palestra Magna 2 – ‘Transições da Educação Infantil para o Ensino Fundamental e o Processo de Alfabetização’ – Palestrante: Profª. Drª Bárbara Cortella

14:00 h – Palestra Magna 3 – ‘Aprendizagem nos Ciclos de Formação Humana” – Palestrante: Profª. Drª. Andréa Rosana Fetzner – UFRJ

 

Noturno – 18:00h às 21:00h

GT1

Tema: Os Impactos Ambientais nos 300 anos da história de Cuiabá – Planejamento – Palestrante: Profª. Mª. Edilaine Maria Mendes – EMEB Francisca Arruda Martins

 

Dia 30/07

Matutino - 08:00h às 12:00h

 

07:30 h – Credenciamento

 

Palestra 1

Tema: A Literatura Infantil e a apropriação da leitura e da escrita – Palestrante: Cynthia Graziella Guizelim Simões Girotto –

(600 pessoas)

 

Palestra 2

Tema: Inteligência Emocional: um desafio do nosso tempo – Palestrante: Dieikson Custodio de Carvalho

(300 pessoas)

 

Palestra 3

Tema: ‘Educação Matemática nos anos iniciais: o planejamento e a organização do trabalho’ – Palestrante: Profª. Drª. Rute Cristina Domingos da Palma

(60 pessoas)

 

Palestra 4

Tema: O lugar dos brinquedos e brincadeiras na Educação Básica: uma proposta pé no chão – Palestrante: Prof. Dr. Cleomar Gomes.

(60 pessoas)

 

Palestra 5

Tema: Educação Inclusiva: da teoria à prática

Palestrante 1: Profª. Drª. Yvone Ricci Boaventura

Palestrante 2: Profª. Drª. Maria Isabel Nelli

(60 pessoas)

 

- A Prática Pedagógica em discussão: Possibilidades e Desafios

GTs – Matutino – 08:00h às 12:00h

 

GT 2

Tema: Educar exige movimento: Teatro e Educação – Prof. Dr. Ivan Cesar Correa do Belém - MISC

(40 pessoas)

 

Dia 30/07

Vespertino – 14:00h às 18:00h

 

13:30 h – Credenciamento

 

Palestra 6

Tema: Educação Matemática nos anos iniciais: o planejamento e a organização do trabalho - Palestrante: Profª. Drª. Rute Cristina Domingos da Palma

(60 pessoas)

 

Palestra 7

Tema:O lugar dos brinquedos e brincadeiras na Educação Básica: uma proposta pé no chão – Palestrante: Prof. Dr. Cleomar Gomes.

(60 pessoas)

 

GT – Vespertino – 14:00h às 18:00h

 

GT 3

Tema: Cultura dos Povos Indigena: Vivencias na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá – Leis 10.639/03 e 11.645/08 – Unidades de Educação Infantil

(60 pessoas)

 

GTs Vespertinos 14:00h às 18:00h

 

GT 4

Tema: Experiencias Formativas: Programa de Alfabetização Cuiabano (ProAC), Programa de Melhoria da Proficiência (PROMP), Sala de Apoio ao Desenvolvimento das Aprendizagens

(60 pessoas)

 

31/07

Matutino – 08:00h às 10:00h

Oficinas (espaços de aprendizagem) e Sessões de Pôsteres

 

07:30 h – Credenciamento

 

Oficinas e GTs

 

Oficina 1

Tema: Música, Neurociência e Desenvolvimento Humano -  Profª. Drª. Nanci Correa de Mello Ourives - Psicóloga

(300 pessoas)

 

Oficina 2

Tema: Arte de contar história – Profª. Mª. Marilu Marqueto, Profª;. Mª. Camile de Araújo Aguiar e Profª. Mª. Eliane Castilho

(60 pessoas)

 

Oficina 3

Tema: O Enkantus da Escola Cuiabana – Grupo Enkantus

Profª. Denis de Moraes Dias dos Santos – Creche São Matheus

Profª. Cláudia Araújo dos Santos – Creche São José Operário

Profª. Luciana de Oliveira Leite – Creche São Matheus

Profª. Lucinete Maria da Silva – Creche São Matheus

Profª. Rosiane Maria de Miranda Silva – Creche José Nicolau

(100 pessoas)

 

GT 5

Tema: Vivenciando arte cuiabana na infância’– Profores de Arte

(60 pessoas)

 

GT 6

Tema: Articulação dos Programas e Projetos no Currículo -  Programas e Projetos no Contexto Escolar – CPP – A União Faz a Vida, Um por todos, todos por um, SEBRAE – Avanços em 2019

EMEB Marechal Cândido Rondon

EMEB Quintino

EMEB Dejani Ribeiro

EMEB Henrique da Silva Prado

(60 pessoas)

 

GT 7

Tema: Experiências Formativas: Garatuja

CMEI Eng. Oscar Amélito

Creche São Matheus

EMEB Rafael Rueda

(60 pessoas)

 

Sessão de Pôsteres

Unidades Educacionais, Creches, CMEIs e SME

 

31/07

Vespertino – 13:30h às 15:00h

 

13:30 h – Credenciamento

 

Palestra 8

Tema: Alfabetização e Letramento – Interface com os Gêneros Textuais – Palestrante: Profª. Mª. Daniela Miranda da Costa Macambira – Editora Aprender

(300 pessoas)

 

Oficinas e GTS

 

Oficina 4

Tema: Corpo em Movimento: Desenvolvimento e Aprendizagens – Prof. Gustavo Moraes – CMEI Antônio Marcos Ruzzene e Prof. Marcelo Mendonça Siqueira

(300 pessoas)

 

Oficina 5

Tema: Escola Cuiabana – Música Corpo e Movimento 

Profª.  Jessica Mayara Silva Lourenço

Prof.  Vinicius da Cruz

 

(60 pessoas)

 

Oficina 6

Tema: O Enkantus da Escola Cuiabana – Grupo Enkantus

Profª. Denis de Moraes Dias dos Santos – Creche São Matheus

Profª. Cláudia Araújo dos Santos – Creche São José Operário

Profª. Luciana de Oliveira Leite – Creche São Matheus

Profª. Lucinete Maria da Silva – Creche São Matheus

Profª. Rosiane Maria de Miranda Silva – Creche José Nicolau

(100 pessoas)

 

GT 8

Tema: Grupo de Trabalho para apresentação das experiências curriculares e vivências pedagógicas: unidades com projetos diferenciados de Ensino

- Escola em Tempo Integral – EMEB Profª. Francisca de Arruda Martins

- Projetos Diferenciados – EMEB Silva Freire

(60 pessoas)

 

Sessão Pôsteres

Unidade Educacionais, Creches, CEEIs e CMEIs

 

Noturno – 18:00h às 21:00h

- Relato de Experiências da Educação de Jovens e Adultos (EJA)

- Culminância dos trabalhos do 2º bimestre

 

Sessão de Pôsteres:

 

Unidades Educacionais e SME

 


1ª dama vai à comunidades entregar cobertores da campanha Aquece Cuiabá

 

A primeira-dama Márcia Pinheiro, em parceria com profissionais de assistência social da Prefeitura de Cuiabá, continuam com as entregas de cobertores da campanha Aquece Cuiabá. Desde a última sexta-feira (05.07), foram distribuídos mais de 4 mil peças para as comunidades Paiaguás I e II, Três Poderes, Nova Conquista e residencial Jonas Pinheiro.

Essa etapa da campanha consiste em atender as solicitações de comunidades carentes feitas ao Núcleo de Apoio à Primeira-dama. A Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano faz toda a triagem dessas solicitações para averiguar qual o maior grau de necessidade e assim atender com maior equidade.

“Nós repassamos toda a arrecadação à prefeitura, porém o nosso trabalho não termina. Junto com os voluntários da campanha, fazemos questão de ir às comunidades e acompanhar de perto aonde os cobertores realmente chegam que é até à ponta, àquelas pessoas que tanto precisam”, disse a primeira-dama.

A necessidade dessas comunidades já são previstas pela campanha desde os primeiros anos e após o Dia D, data em que é repassado à prefeitura a arrecadação, a ida até essas comunidades já são previstas conforme elenca o presidente do bairro Paiaguás II, Ademir Conceição Mendes.

“Já é o segundo ano que a primeira-dama vem nos atendendo e esse ano os cobertores vieram exatamente no dia de frio. Hoje, temos aqui muitas crianças porque os pais estão trabalhando e não puderam vir, mas tem essa necessidade porque temos muitas famílias que precisam”, falou o representante de mais de 700 famílias do bairro Paiaguás II.

Além das entregas às comunidades, a equipe de Abordagem Social da prefeitura se deslocaram até os principais pontos de aglomeração de moradores em situação de rua para disponibilizar cobertores a esse público. Essa ação à população de rua é feita em toda as frentes frias devido que os cobertores praticamente se tornam descartáveis em virtude das condições de vida dos moradores de rua, o que impossibilita o armazenamento e zelo.

A equipe de Abordagem Social também realiza todo o atendimento social previstos nas diretrizes da pasta de Assistência Social como, por exemplo, os encaminhamentos aos albergues municipais e apoio logístico para o retorno aos seus lares.

A campanha Aquece Cuiabá arrecadou na sua 3ª edição 21.600 cobertores e teve parte desse acervo, cerca de pouco mais de 7 mil cobertores, entregues à Casa de Conselho composta pelos oito conselhos municipais que distribuem cobertores a famílias em vulnerabilidade social cadastradas nas mais de 100 entidades sociais ligadas aos conselhos.


Prêmio Jovem Brasileiro tem recorde de votações

Com mais de 170 mil jovens participando, a 2a etapa do PJB continua até dia 19 de julho

O Prêmio Jovem Brasileiro (PJB), maior premiação jovem do mundo, segue a todo vapor com a 2ª etapa de votações. Com 7 milhões de votos registrados até o momento, os participantes podem escolher seus favoritos no site oficial, até o dia 19 de julho: premiojovem.com.br/

Ícones do universo jovem como: Larissa Manoela, Felipe Neto, Luan Santana, Anitta, João Guilherme, Maisa, Anavitória, Alok, Mari Saad e Carlinhos Maia estão na lista de indicados, selecionados durante a 1a etapa através de enquete entre o publico jovem.

"A primeira etapa de votações foi um sucesso e estamos muito felizes com a participação dos jovens em todo o país. A 2ª etapa segue com tudo até o dia 19 de julho e logo, apresentaremos os finalistas para a grande festa de premiação" comenta Guto Melo, idealizador e apresentador do Estudio PJB - Lives no Instagram, através do @premiojovem

Com patrocínio da DKT Jovem e Rádio Disney, o PJB trás 'NEON' como tema 2019. A festa de premiação acontecerá no dia 01 de outubro no Memorial da América Latina em São Paulo.


Confira os indicados ao Prêmio Jovem Brasileiro 2019:

 

* Quem é o melhor ator jovem?

 

- Caio Castro

- Nicolas Prattes

- Sérgio Malheiros

- Matheus Ueta

- Igor Jansen

- Léo CIdae

- João Guilherme

- Rafael Vitti

- Jesuíta Barbosa

- Chay Suede

 

* Quem é a melhor atriz jovem?

 

- Bela Fernandes

- Bruna Marquezine

- Flávia Pavanelli

- Gabi Lopes

- Juliana Paiva

- Larissa Manoela

- Maisa Silva

- Marina Ruy Barbosa

- Sophia Valverde

- Sophia Abrahão

 

* Quem é o melhor apresentador(a)?

 

- Ana Clara Lima

- Danilo Gentilli

- Danny Pink

- Eliana

- Flávia Viana

- Maisa Silva

- Rodrigo Faro

- Sophia Abrahão

- Tatá Werneck

- Vivian Amorim

 

* Qual é o melhor programa, série, novela ou reality?

 

- +Show

- As Aventuras de Poliana

- Big Brother Brasil

- Lady Night

- Malhação Vidas Brasileiras

- Os Roni

- Programa da Maísa

- The Noite

- Vai Fernandinha

- Verão 90

 

< Categoria Games >

 

* Qual o melhor influencer de games?

 

- Bibi Tatto

- Cherryrar

- El Gato

- Games EduuUu

- Malena

- Matheus Ueta

- Piuzinho

- Play Hard

- Rezende

- T3ddy

 

< Categoria Melhor Rolê >

 

* Qual a melhor festa, balada, festival ou show?

 

- Anitta Show

- Gustavo Mioto Show

- Gusttavo Lima Show

- Ivete Sangalo Show

- Joelma Show

- Jonas Intense Show

- Naiara Azevedo Show

- Open Farra

- Paula Fernandes Show

- Villa Mixa

 

< Categoria Influencers >

 

* Quem é o melhor influencer Fitness?

 

- Carol Peixinho

- Gabriela Publiesi

- Graciane Barbosa

- Jade Picon

- JP Gadelha

- Juju Salimeni

- Kelly Key

- Lucas Lucco

- Mariana Gonzalez

- Mayra Cardi

 

* Quem é o melhor influencer de make?

 

- Augustin

- Boca Rosa

- Flávia Pavanelli

- Flávia Vianna

- Franciny Ehlke

- Kim Rosacuca

- Mari Maria

- Mari Saad

- Niina Secrets

- Thaíssa Ballut

 

* Quem é o melhor influencer de humor?

 

- Carlinhos Maia

- Dani Calabresa

- Felipe Neto

- Gkay

- João Quirino

- Murilo Couto

- Tatá Werneck

- Tirulipa

- Whindersson Nunes

- Willou e Watson

 

* Qual é o melhor Instagram?

 

- Anitta

- Bruna Marquezine

- Carlinhos Maia

- Evaristo Costa

- Larissa Manoela

- Luan Santana

- Naiara Azevedo

- Sophia Abrahão

- Tatá Werneck

- Vivian Amorim

 

* Indique a revelação digital PJB:

 

- Carlinhos Maia

- Gleice Damasceno

- Gregory Kessey

- Guto Quinta

- Hariany Almeida

- Irmãos Berti

- Léo Picon

- Mharessa Fernanda

- Sabrina Viana

- Virgínia Fonseca

 

< Categoria Q-Lacre >

 

* Eu shippo:

 

- Carlu: Carlinhos Maia + Lucas Guimarães

- Dayrol: Day Limns + Carol Biazin

- Flacelo: Flávia Viana + Marcelo Zangrandi

- Gleigner: Gleici + Wagner

- Gustavo Mioto e Thaynara OG

- Joade: João Guilherme + Jade Picon

- Kefla: Kevinho + Flávia Pavanelli

- Larileo: Larissa Manoela + Leo Cidade

- Thai e Biel

- Virzende: Virginia + Rezende

 

* Meu crush:

 

- Arthur Nori

- Caio Castro

- Flávia Pavanelli

- Giovanna Chaves

- Gustavo Miotto

- João Guilherme

- Luan Santana

- Mharessa Fernanda

- Sérgio Malheiros

- Sophia Abrahão

 

< Categoria YouTube >

 

* YouTuber do ano:

 

- Carlos Santana

- Felipe Neto

- Irmãos Berti

- Júlia Franco

- Luara Fonseca

- Rezende

- T3ddy

- Viih Tube

- Whindersson Nunes

- Willou e Watson

 

* Qual o seu canal favorito?

 

- 5 Minutos

- Abner e Sthe

- Authentic Games

- Felipe Neto

- Irmãos Berti

- Maria Venture

- O que não dizer

- Rezende Evil

- Thai e Biel

- The Noite

 

* Indique um clipe bombástico:

 

- Adrenalizou – Vitor Kley

- Brisa – Iza

- Chora no meu colo bebê – Naiara Azevedo

- Coisa Boa – Glória Groove

- Jenifer – Gabriel Diniz

- Sofazinho – Luan Santana Part. Jorge e Mateus

- Não perco meu tempo – Anitta

- Regime Fechado – Simone e Simaria

- Solteiro não trai – Gustavo Mioto

- Tudo que sonhamos – Um44K

 

* Qual o melhor cover?

 

- Agnes Nunes

- Ana Gabriela

- Ananda

- Carol e Vitória

- Gabi Luthai

- Laís Yasmin

- Mariana Nolasco

- Sofia Oliveira

- Thayná Bitencourt

- Lauana Prado

 

* Melhor vídeo de dança?

 

- Daniel Saboya

- Fit Dance

- Gustavo Rocha

- Júlia Franco e Pedro Barbosa

- JustNeto

- Lore Improta

- Luara Fonseca

- Mete Dança

- Romana Borba

- Tiago Montalti

 

< Categoria K-pop >

 

* Qual é o maior fandom de K-pop no Brasil?

 

- Army

- BIGBANG

- Blackpink

- Blink

- BTS

- ELF

- EXO-L

- K.A.R.D

- Limns

- The Boyz

 

* Qual é o rookie do ano? (Novo artista ou grupo)

 

- Bff Girls

- Blackpink

- BTS

- Itzy

- Katz

- Ladies and Tramps

- Now United

- Sla

- Super Junior

- TXT

 

< Categoria Fandom >

 

* Qual é o melhor fandom do Brasil?

 

- Amorins

- Biazins

- Central de fãs Naiara Azevedo

- Dizerneticos

- Formigas da Gleici

- Irmãos Berti

- Joãoguinaticas

- Larináticos

- Miotinhas

- Tirulipos

 

< Categoria Música >

 

* Quem é a melhor cantora jovem?

 

- Anitta

- Iza

- Larissa Manoela

- Luísa Sonza

- Marília Mendonça

- Mharessa Fernanda

- Naiara Azevedo

- Pabllo Vittar

- Paula Fernandes

- Sandy

 

* Quem é o melhor cantor jovem?

 

- Felipe Araújo

- Gusttavo Lima

- Gustavo Mioto

- Jão

- João Guilherme

- Kevinho

- Luan Santana

- Lucas Lucco

- Vitor Kley

- Zé Felipe

 

* Qual foi o hit do ano?

 

- Abaixa que é tiro – Parangolé

- Agora é tudo meu – Dennis DJ ft Mc Kevinho

- Atrasadinha – Felipe Araújo e Ferrugem

- Crush Blogueirinha – Leo Santana

- Desencosta – Larissa Manoela

- Jenifer – Gabriel Diniz

- Provocar – Lexa ft Gloria Groove

- Solteiro não trai – Gustavo Mioto

- Terremoto – Anitta & Kevinho

- Vingança – Luan Santana ft Mc Kekel

 

* Qual foi a dupla do ano?

 

- Anavitória

- Fly

- Henrique e Juliano

- Jorge e Mateus

- Lucca e Mateus

- Maiara e Maraisa

- Matheus e Kauan

- Sandy e Júnior

- Simone e Simaria

- Zé Neto e Cristiano

 

* Qual foi o melhor FEAT?

 

- Ao vivo e a cores – Matheus & Kauan e Anitta

- Eu só preciso ser – Sandy e Iza

- Favela chegou – Ludmilla ft Anitta

- Mainha gosta assim – Ivete Sangalo ft Léo Santana

- Provocar – Lexa ft Gloria Groove

- Qualidade de vida – Simone & Simaria ft Ludmilla

- Quem me dera – Márcia Fellipe ft Jerry Smith

- Ser – Carol Biazin ft Luccas Carlos

- Sofazinho – Luan Santana ft Jorge & Mateus

- Terremoto – Kevinho ft Anitta

 

* Indique um artista para Aposta PJB

 

- Breno e Caio Cesar

- Carol Biazin

- Clau

- Day

- Gustavo Mioto

- Jonas Esticado

- Lucca e Mateus

- Mharessa Fernanda

- Thiago Kelbert

- Yasmin Santos

 

* Qual o melhor DJ?

 

- Alok

- Bárbara Labres

- Chris Leão

- Dennis DJ

- DJ Henrique de Ferraz

- DJ Lyus

- Jetlag

- Pedro Sampaio

- Thascya

- Vintage Culture

 

< Categoria Me Gusta! >

 

* Qual é o hit musical latino que você mais gosta?

 

- Abusadas – Simone & Simaria ft Joe Montana

- Banana – Anitta

- Caliente – Lali ft Pallo Vittar

- Despacito – Luis Fonsi ft daddy Yankee

- Taki Taki – DJ Snake ft Selena Gomez, Ozuna, Cardi B

- Felices los 4 – Maluma

- Medicina – Anitta

- R.I.P. – Sofia Reyes ft Rota Ora & Anitta

- Si quieres bailar bailamos – Tetei Cabrera

- Veneno – Anitta

 

Acompanhe o PJB nas redes sociais:

Instagram: @premiojovem

Twitter: @premiojovem

Facebook: pt-br.facebook.com/premiojovem/

YouTube: www.youtube.com/user/premiojovem


Prefeito lamenta a morte do ex-vereador por Cuiabá Antônio Fernandes

O velório será na Igreja São Pedro, no bairro Alvorada. O horário será comunicado em breve pela família

CAROLINA MIRANDA 

O prefeito Emanuel Pinheiro lamenta o falecimento do ex-vereador Antônio Fernandes do Amaral na tarde desta terça-feira (04). Irmão do atual vereador Sargento Joelson, Antônio estava com câncer no estômago em estágio bem avançado e acabou não resistindo. Aos 50 anos deixa esposa, duas filhas, familiares e amigos.

“É com imenso pesar que comunico a perda deste grande companheiro em toda minha carreira política. Exemplo de honestidade e compromisso com Cuiabá, António Fernandes ficará marcado na história, de muito trabalho e serviços prestados à população. Sinto-me honrado por ter tido ao meu lado uma pessoa como Fernandes, sempre me apoiando em várias fases da minha vida política”, salientou Pinheiro.

“Lamento de todo o coração a partida desse grande homem que por tanto tempo se dedicou ao nosso município. Desejo que a família encontre em sua memória forças para superar esse momento de tristeza”, diz.

O velório será na Igreja São Pedro, no bairro Alvorada. O horário será comunicado em breve pela família.


Governador recebe Cacique Raoni e afirma que momento é de respeitar a cultura

Cacique disse que reunião indicou "respeito" e pediu atenção ao problema do desmatamento nas terras indigenas

Laice Souza | Secom-MT 

Governador Mauro Mendes recebe demanda dos povos Indígenas - Foto por: Christiano Antonucci
Governador Mauro Mendes recebe demanda dos povos Indígenas
A | A

O governador Mauro Mendes recebeu nesta segunda-feira (3) uma das maiores lideranças do mundo, no que diz respeito à defesa dos povos indígenas, o cacique Raoni.

No encontro, o cacique, que é líder do povo caiapó, pediu ações em prol da infraestrutura e educação na região do Xingú e a valorização da cultura dos povos indígenas.

“Foi um grande prazer poder receber hoje o cacique Raoni no Palácio Paiaguás, junto com diversas lideranças e caciques. Durante a reunião pontuamos a situação do Estado, contudo, deixamos claro que tudo que pudermos fazer para ajudar os povos indígenas nós iremos fazer. Nosso objetivo é trabalhar para construir um ambiente nesse Estado que seja bom para todos”, destacou.

Para o cacique, a reunião foi uma indicação de respeito com a população indígena e uma demonstração de que será possível trabalhar em parceria com o governo. “Gostei muito do que o senhor governador falou. Todos nós temos que nos unir e fazer um trabalho em conjunto pelo povo indígena”, ressaltou Raoni.

O cacique também demonstrou preocupação com o avanço do desmatamento em terras indígenas. “Minha preocupação é com as conseqüências disso. O aumento dos ventos, a escassez das chuvas e o aumento nas catástrofes ambientais”, destacou.

O governador acrescentou que, apesar de faltar dinheiro, “o que não falta ao governo é vontade de trabalhar, para que possamos construir alternativas para cada problema desse Estado”.

 “Nosso trabalho junto às etnias é pautado em respeitar a cultura e o espaço para que possam desenvolver suas atividades e garantir o ir e vir. Todas as demandas trazidas hoje aqui serão analisadas em um curto espaço de tempo”, disse Mauro Mendes.

A reunião contou com a participação dos deputados Faissal Calil e Dilmar Dal’Bosco, além dos secretários Mauro Carvalho (Casa Civil), Marioneide Kliemaschewsk (Educação), Alberto Machado (Gabinete de Governo) e Marcelo Oliveira (Infraestrutura).


Rivas e Dj Smile lançam remix em homenagem ao filho de Christian Figueiredo e Zoo

Após o lançamento de ‘Fly With You’ pela Spinnin o DJ e produtor Rivas, considerado atualmente um dos nomes promissores da cena eletrônica nacional, está lançando hoje (29) em parceria com o DJ Smile  o remix de ‘Gael’, música em homenagem ao primeiro filho do Youtuber Christian Figueiredo com sua namorada, a cantora Zoo, no Spotify pela Alphabeat Records.

 

Falando sobre o sentimento de pai e mãe por um filho e de toda essa história singular de amor, a ideia surgiu do casal que, junto com o projeto 2B que Christian faz parte, compuseram e lançaram a música. Porém, eles tiveram a ideia de fazer um remix para ser lançado logo após o nascimento. “Fiquei muito feliz com o convite do Christian e da Zoo pra fazer uma nova versão dessa música que é tão especial e representa algo tão incrível na vida deles, a chegada de um filho. Então espero que vocês curtam muito e sintam toda a energia positiva que quisemos passar com esse remix!”, comenta Rivas, que também participou do videoclipe que já está disponível no canal ‘Eu Fiko Loko’ do Christian Figueiredo com mais de 400 mil views em menos de 1 semana.

 

Vale ressaltar que a produção musical sempre esteve presente na vida do Rivas. Aos 14 anos arriscou, de forma independente, as suas primeiras produções e dois anos depois as qualidades de suas músicas chamaram a atenção da DIM MAK, gravadora de Steve Aoki, responsável por espalhar pelo mundo grandes nomes, como Skrillex, David Guetta, Dimitri Vegas e Like Mike, The Chainsmokers, entre outros. Entre elas, a track “16 toneladas”, co-produzida com Danne, outro artista que vem crescendo na cena eletrônica, é um grande sucesso e chegou a alcançar a 13º posição na playlist “Top 50 Viral” do Spotify. RIVAS também é responsável pelo remix da música “Dont Ya”, do DJ Alok e Fractall, escolhida em um concurso mundial com mais de 500 inscrições. Com mais de 30 músicas próprias já lançadas, algumas marcaram presença nos principais palcos do Brasil, incluindo o mainstage do Festival Tomorrowland. Além disso, o artista também atua como mentor de jovens talentos ministrando cursos e repassando seu vasto conhecimento adquirido em produção musical por meio de cursos e com seus programas no YouTube.

 


Ouça ‘Gael’ remix: https://open.spotify.com/album/6JEhKznTh2QjZcqpvmkkkK
  


Projeto Chumbo lança radio edit do single "Sofá"

Música já está disponível nas principais plataformas digitais e traz uma nova roupagem com base mais visceral

O Projeto Chumbo, duo formado pelos irmãos curitibanos Paulo e Flávia Plombon, acaba de lançar a radio version da música "Sofá", que já está disponível nas principais plataforma digitais.

Este radio edit (como são chamadas as versões mais curtas dos singles para veiculação nas rádios), traz uma regravação da canção com bases mais viscerais, ou seja, focada na essência do duo e em toda sua sonoridade.

Diferente da versão original de arranjo mais tradicional para o estilo, gravada no estúdio Midas e produzida por Rick Bonadio e Fernando Prado, e que conta com mais de meio milhão de views no YouTube, essa nova versão apresenta a música como ela é executada ao vivo pelo duo, onde os artistas tocam todos os instrumentos do single.

Ouça agora a faixa "Sofá" em radio edit: sl.onerpm.com/6975495101


Siga os passos do Projeto Chumbo:

Site oficial: www.projetochumbo.com.br

Instagram: @projetochumbo

Facebook: www.facebook.com/projetochumbo

YouTube: www.youtube.com/projetochumbo

Spotify: spoti.fi/2wb57T4

Google Play: bit.ly/2fFRjtA

Deezer: bit.ly/2yhqtyG

 

 

 


Projeto Cisco de Deus

O Projeto Cisco de Deus coordenado pelo casal Camila Calix e Filipe Gimenes, realizou mais uma ação social na Comunidade Mata Cavalo, nas margens do Córrego Mutuca, junto com os amigos, voluntários e colaboradores. Os trabalhos assistenciais têm atendimento médico, psicológicos, cidadania, educação, cultura e orientação jurídica para a população local. Cabe registrar a presença Ivens Scaff Cuiabano e de Ana Carolina Sousa Santos. Foram realizadas diversas atividades recreativas e psicopedagógicas com as crianças. Desta feita, em março, aconteceu a contação de estórias com o musico Cássio Martins, uma oficina de Smaile ministrada por Julia e Helena onde teve muitos sorrisos e superações, pois cada criança fez a sua Smaile. A criançada da comunidade quilombola se divertiu muito com o artista Fabio Galileu e Tonico um boneco que contracenou com Monica Gheno onde a mensagem foi: “olhar as coisas com os olhos do coração” nos faz mais feliz. O concurso de poesias e desenhos, organizado por Silviane e Naryanne Ramos escolheu os três melhores em cada categoria e premiando cada participante com um kit escolar. As lentes de Célia Soares registraram esta atividade que visa incentivar as crianças lerem, escreverem, pintarem numa interação cultural mais diversificada, múltipla. O projeto sociocultural é realizado no ultimo sábado de cada mês em uma comunidade e conta com colaboração e doações de roupas, calçados e brinquedos que são distribuídos gratuitamente por onde passa. Um almoço saboroso encerrou as atividades e no mês de abril haverá distribuição de ovos da Páscoa para alegria e emoção dessas crianças.


Lançamento

O cristão do terceiro milênio

“Você consegue se sentir bem em diversos redutos religiosos diferentes?” – o autor se propõe a refletir sobre questões como esta

 

 

No próximo dia 16 de abril, o autor Filipe Gimenes de Freitas estará lançando o seu primeiro livro: “Cristão do terceiro milênio: um convite ao mergulho interior”, pela Edições Aroe, na Livraria Janina do Shopping Pantanal.

“O livro tem o objetivo da autorreflexão, trazendo assuntos do cotidiano para que cada um repense a sua caminhada nesta vida; não tenho a pretensão de dizer que há inovação nos textos, porque o cerne do livro é o Evangelho, sendo apenas mais um olhar perante as batalhas internas e externas que temos enfrentado”, argumenta o autor sobre o livro.

O autor explica que este livro está destinado aos leitores que desejam refletir sobre como podemos desenvolver o amor nas pequenas atitudes e que estejam dispostos a repensar o propósito da vida à luz da mensagem de Jesus, abrangendo todas as religiões cristãs.

O médico, poeta e escritor Ivens Cuiabano Scaff explica, na apresentação do livro:

“A partir da leitura de textos do Evangelho, na maioria dos capítulos, o autor discorre sobre conteúdos como Fraternidade, o mundo das ilusões que nos envolve, contrapõe a forma e a essência, o reconhecimento das próprias aptidões para a evolução pessoal, as armadilhas da vitimização, a necessidade de mudança de comportamento para poder ir em frente a paz, o perdão das ofensas gerando o autoperdão, a sabedoria de se evitar discussões, de não se entrar em conflitos entre religiões, posições políticas, tema extremamente contemporâneo assim como o respeito à diversidade. Impossível não pensar “mas como eu já li isso e me passou despercebido?”, assinala Ivens, recomendando a leitura do livro.

E logo no início, o autor provoca reflexões, perguntando:

“Você se considera uma pessoa religiosa, mas que não se encaixa no pensamento da maioria com quem convive? Você se considera um cristão, mas não se sente atraído por uma casa religiosa somente? Você não se sente preso a uma religião?”

E acrescenta: “Se a sua resposta for sim para a maioria das perguntas, sem dúvida, precisa entender o que se passa e como deve conviver com isso.”

Segundo o autor, o médium mineiro Francisco Cândido Xavier eternizou as seguintes palavras: “No futuro haverá uma só religião e ela se chamará Fraternidade.”

O livro se inspirou nesta profecia de Chico Xavier. Toda a renda obtida com a venda do livro será doada ao projeto social Cisco de Deus, com sede na cidade de Chapada dos Guimarães, que atende comunidades carentes em diversas cidades.

 

 

Sobre o autor

 

Filipe Gimenes de Freitas (1977) é natural de São Caetano do Sul, estado de São Paulo, e vive em Cuiabá há mais de 30 anos. Atua como palestrante em casas religiosas e facilitador de temas a respeito do Evangelho e da espiritualidade. Tem formação em Shiatsu e Yoga, mas vive da militância na advocacia.

Idealizador (juntamente com a sua esposa, Camila) e presidente do Instituto Cisco de Deus, projeto social sediado em Chapada dos Guimarães, no estado de Mato Grosso, que incentiva a leitura, educação e cultura, principalmente a crianças de várias comunidades, plantando a semente da esperança nas novas gerações.

 

Serviço:

 

Lançamento do livro:
“Cristão do terceiro milênio: um convite ao mergulho interior”,
de Filipe Gimenes de Freitas, pela Edições Aroe

Formato: 16 x 23 cm, 152 páginas em papel offset

Valor de capa: R$ 30,00

Na Livraria Janina do Shopping Pantanal

Dia 16 de abril de 2019, terça-feira, das 18 às 21 horas

 

Maiores informações:

Com o autor Filipe Gimenes de Freitas: (65) 98148 6400 – celular e Whatsapp


Página 1 / 4

Próximo »

Telefone para contato

(65) 3358-5258

© copyright 2018 Todos os direitos reservados.